Linguagem
Cultura
Personalidades


Assis Chateaubriand

Um dos grandes nomes da Comunicação no Brasil. Este foi Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, paraibano, natural de Umbuzeiro, onde nasceu em 5 de outubro de 1892. Como tradição naquela época, ainda jovem ele seguiu para o Recife, para se dedicar aos estudos. Na capital pernambucana, ele cursou o ginásio e a faculdade de Direito.

 

Entretanto, desde muito cedo ele já se dedicava ao jornalismo, escrevendo no “Jornal Pequeno” e no veterano “Diário de Pernambuco”. No Rio de Janeiro, em 1917, ele escreveu para o “Correio da Manhã”. Já em 1924, Assis Chateaubriand assumiu a direção de “O Jornal” – que era conhecido como o “órgão líder dos Diários Associados”, entidade que iria abranger no futuro um conjunto de 28 jornais, 16 estações de rádio, cinco revistas e uma agência telegráfica.

 

Assis Chateaubriand também deixou seu nome na política e tomou o partido da Aliança Liberal, na campanha que teve por desfecho a vitória da Revolução de outubro de 1930. Contudo, dois anos depois, o apoio à Revolução Constitucionalista o levaria ao exílio. Em dezembro de 1954, ele foi eleito para ocupar a Cadeira 37, da Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Getúlio Vargas.

 

O paraibano organizou o Museu de Arte de São Paulo, uma de suas mais importantes criações. Também foi eleito senador pelo Estado do Maranhão, em 1957, mas abriu mão do posto logo em seguida, para se dedicar ao cargo de Embaixador do Brasil na Inglaterra. A maior parte de sua obra encontra-se dispersa em seus artigos para a imprensa.

Assis Chateaubriand

Foto de Assis Chateaubriand
  • Nome: Assis Chateaubriand
  • Nascimento: 4 de outubro de 1892
  • Morte: 4 de abril de 1968
  • Profissão: Empresário, jornalista, mecenas e político
fotos de Assis Chateaubriand

Deseja saber mais sobre Assis Chateaubriand?

Veja mais
fotos
Veja mais
vídeos
Veja mais
informações
Veja mais
sites que citam seu nome