Linguagem
Cultura
Personalidades


Jackson do Pandeiro

Jackson do Pandeiro nasceu em Alagoa Grande, Paraíba, com o nome de José Gomes Filho. Filho de uma cantadora de coco, Flora Mourão, Jackson ganhou de sua mãe o seu primeiro instrumento, um pandeiro. Seu nome artístico nasceu de um apelido que ele mesmo se dava: Jack, inspirado em um mocinho de filmes de faroeste, Jack Perry. A transformação para Jackson foi uma sugestão de um diretor de programa de rádio. Dizia que ficaria mais sonoro e causaria mais efeito quando fosse ser anunciado.

Somente em 1953, já com trinta e cinco anos, foi que Jackson gravou o seu primeiro grande sucesso, "Sebastiana", de Rosil Cavalcanti. Logo depois, emplacou outro grande hit, "Forró em Limoeiro", rojão composto por Edgar Ferreira. O sucesso se repete nacionalmente, enquanto o ritmista mantém-se em Recife, com medo de viajar de avião. Por exigência contratual, vê-se obrigado a seguir – de navio – o mesmo caminho trilhado por outros nomes da música nordestina, o Rio de Janeiro.

Na capital carioca, já trabalhando na Rádio Nacional, Jackson alcançou grande sucesso com "O Canto da Ema", "Chiclete com Banana", "Um a Um" e "Xote de Copacabana". Os críticos ficavam abismados com a facilidade de Jackson em cantar os mais diversos gêneros musicais, era baião, coco, samba-coco, rojão, além de marchinhas de carnaval. O fato de ter tocado tanto tempo nos cabarés aprimorou sua capacidade jazzística, sendo famosa a sua maneira de dividir a música, e dizia-se que o próprio João Gilberto aprendeu a dividir com ele. Ao lado de Luiz Gonzaga, foi um dos principais responsáveis pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino. Sua discografia compreende mais de trinta álbuns lançados no formato LP. Desde sua primeira gravação, "Forró em Limoeiro", em 1953, até o último álbum, "Isso é que é Forró!", de 1981, foram 29 anos de carreira artística, tendo passado por inúmeras gravadoras.

Jackson do Pandeiro

Foto de Jackson do Pandeiro
  • Nome: José Gomes Filho
  • Nascimento: 31 de agosto de 1919
  • Morte: 10 de julho de 1982
  • Profissão: cantor e compositor
fotos de Jackson do Pandeiro

Deseja saber mais sobre Jackson do Pandeiro?

Veja mais
fotos
Veja mais
vídeos
Veja mais
informações
Veja mais
sites que citam seu nome