Linguagem
Cultura
Personalidades


Walter Carvalho

Walter Carvalho nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba. Foi viver no Rio de Janeiro em 1968, onde se formou na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI). Herdeiro do Cinema Novo, começou no cinema ajudando o irmão, o também cineasta Vladimir Carvalho, como fotógrafo, tendo sido muito influenciado por ele. Aos poucos, foi assumindo outros projetos de fotografia em cinema até se tornar, ele próprio, também diretor de cinema.

Fotografou o documentário em curta-metragem "Krajcberg - O Poeta dos Vestígios", de Walter Salles, e as séries de TV "América" e "Blues", com direção de João Moreira Salles. Hoje é um dos diretores de fotografia mais requisitados do cinema brasileiro contemporâneo, além de um dos mais premiados, sendo recordista de Candangos no Festival de Brasília.

É também cineasta, co-diretor de "Janela da Alma", com João Jardim; "Cazuza - O Tempo Não Pára", com Sandra Werneck; e diretor de "Moacir - Arte Bruta". Seus créditos como diretor de fotografia incluem, entre muitos outros, "Terra Estrangeira", de Walter Salles e Daniela Thomas; "Pequeno Dicionário Amoroso", de Sandra Werneck; "Central do Brasil", de Walter Salles; "Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão", de Zelito Viana; "Lavoura Arcaica", de Luiz Fernando Carvalho; "Abril Despedaçado", de Walter Salles; "Amarelo Manga", de Claudio Assis; "Carandiru", de Hector Babenco; "Filme de Amor", de Julio Bressane; "O Veneno da Madrugada", de Ruy Guerra; "Crime Delicado", de Beto Brant; e "A Máquina", de João Falcão.

Walter Carvalho

Foto de Walter Carvalho
  • Nome: Walter Carvalho e Silva
  • Nascimento: 1947
  • Profissão: fotógrafo e cineasta
fotos de Walter Carvalho

Deseja saber mais sobre Walter Carvalho?

Veja mais
fotos
Veja mais
vídeos
Veja mais
informações
Veja mais
sites que citam seu nome