Linguagem
Cultura
Personalidades


Zé Limeira

Um mito no universo do cordel. Assim se consagrou o paraibano Zé Limeira. Ele nasceu e cresceu no sítio Tauá, no município de Teixeira, em 1886. Apesar de ser uma pequena cidade do sertão da Paraíba, ela era tratada como o principal reduto de cordelistas do Estado, no Século XIX. E, neste cenário, Zé Limeira se tornou uma referência e ficou conhecido como o “Poeta do Absurdo”.

 

O apelido não era em vão. Ele teve origem nas particularidades das criações do artista. Os temas que abordava em suas poesias e repentes eram variados e chegavam, muitas vezes, ao delírio. Pornografia era um tema recorrente, mas Zé Limeira ficou conhecido como "Poeta do Absurdo" por suas distorções históricas, poesias recheadas de surrealismo e nonsense, e pelos neologismos esdrúxulos que criava.

 

Sua característica física também fortalecia o apelido. O poeta vestia-se de forma berrante, com enormes óculos escuros e anéis em todos os dedos, e saía pelos caminhos de sua vida, cantando e versando. Ele faleceu em 1954.

Zé Limeira

Foto de Zé Limeira
  • Nome: Zé Limeira
  • Nascimento: 1886
  • Morte: 1954
  • Profissão: cordelista e repentista

Deseja saber mais sobre Zé Limeira?

Veja mais
fotos
Veja mais
vídeos
Veja mais
informações
Veja mais
sites que citam seu nome