Linguagem

Arquitetura e cotidiano Ver mais

Beleza e funcionalidade em projetos e ambientes

A vida em 40m² - Edifícios com apartamentos compactos e rica estrutura de lazer

Foto: divulgacao
É notório que o modo de vida tem se modificado ao longo dos anos na nossa sociedade. A formatação das famílias e o dia a dia tem apresentado enormes variações. Hoje os casais têm menos filhos e temos muitos solteiros até a casa dos trinta, quarenta, cinquenta anos. Além disso, a tendência é procurarmos soluções práticas e funcionais para o dia a dia, já que não há mais disponibilidade abundante de mão de obra para os serviços domésticos. 

Foto: divulgacao
Tempo é dinheiro. E, mais do que isto, tempo hoje, é conforto! Todos queremos – e merecemos – usufruir da vida e investir nosso tempo em atividades prazerosas. Tudo isto se reflete diretamente no “jeito de morar”. Nota-se então uma grande procura pelos apartamentos compactos, entre 40 e 80m².

O que tem me chamado a atenção ultimamente são os empreendimentos que se preocupam em oferecer mais estrutura para este público. Viver em metragem limitada, exige organização e desprendimento, mas não significa abrir mão do conforto e do lazer.

Projetei recentemente as áreas comuns de alguns empreendimentos neste perfil.

Foto: divulgacao
Os edifícios oferecem metragem reduzida nas unidades, mas compensam seus moradores com vastas áreas de lazer, que vão dos tradicionais fitness, espaço gourmet e sala de jogos, a espaços inovadores, como pistas de skate, lava-jato, lavanderia com café, entre outros. Além disso, hoje há uma grande preocupação com o bem-estar e o relaxamento, que se traduz em mais oferta de áreas abertas, praças, jardins, espelhos d’água etc. 

Foto: divulgacao
Em suma, temos projetado verdadeiros clubes, adaptados para os novos perfis que tem surgido no mercado e que anseiam por uma vida confortável. 

Na era digital, vivemos muito isolados uns dos outros, resolvendo tudo por email, whatsapp, facebook. Faz-se necessário criar “espaços gentis”, que promovam encontros, nos permitam relaxar e - por que não? - viver o ócio criativo. Resta saber se saberemos aproveitar tudo isto.


Autoria
  • Email

Thais Figueiredo

Thais Figueiredo

Thais Figueiredo é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, mora atualmente em João Pessoa e tem projetos assinados em diversos estados do Brasil e ainda nos Estados Unidos, Argentina e Suíça.