logo paraiba total
logo paraiba total

Salas incríveis

22 de agosto de 2017

Seja pequena ou grande, todos têm uma sala…

Até mesmo as kitchenettes são apelidadas de “apartamento quarto-sala”.

Por muito tempo julguei a importância da sala de forma preconceituosa. No meu olhar imaturo, via nas composições de estar muito mais o parecer do que o ser. Tinha uma opinião de que as famosas salas de estar serviam muito para mostrar para as visitas aquilo que você quer parecer, quase um holograma da realidade… e isto me irritava um pouco.

Consequentemente, sempre busquei rechear meus projetos de identidade, de significados de peso e da personalidade dos meus clientes.

É lógico que isto não quer dizer que as salas – sejam de estar, jantar, home theater – sendo os ambientes sociais do lar, mereçam uma estética bagunçada ou desorganizada. Receber bem os amigos e familiares inclui oferecer um certo conforto e exige funcionalidade e praticidade nos espaços.

Depois de muitas experiências, encontrei uma forma de projetar estes espaços com prazer. Passei a trazer hobbies familiares e elementos de socialização para estas composições e curti muito os resultados. 

Na minha casa por exemplo, temos um violoncelo, um violão e um pequeno violão havaiano pendurados na parede da sala, já que todos curtem música e este último instrumento se tornou o queridinho do meu filho Davi, de 2 anos.

Já projetei para uma família em que pai e filho se dedicavam à corridas de carros e escolhemos um canto especial para os capacetes e troféus; já decorei um home theater com mais de 200 quadrinhos com cards de filmes de vários lugares do mundo e até mesmo sala de jantar com mesa de bar que vira mesa de poker e máquina de games embutida no mobiliário.

A característica mais evidente dos ambientes sociais é agregar; é unir e reunir pessoas em torno de assuntos e interesses. E para estes encontros se tornarem mais agradáveis e marcantes nada melhor do que conforto do lar aliado àquele toque pessoal de quem recebe.