logo paraiba total
logo paraiba total

Ahhhh, o verão!

29 de janeiro de 2016

Confesso que quando decidi morar em João Pessoa vim muito encantada pelo clima e pelas belezas naturais da cidade. Impossível não notar a orla envolvente, a lua linda que se reflete sobre o mar e sol que brilha quase todos os dias do ano por aqui.

Ao chegar, ainda mantive hábitos antigos por um tempo… Naquela inercia de quem chega da metrópole cinzenta que é São Paulo, vestia cores totalmente neutras, evitava estampas e mantinha uma linha muito séria nos projetos. 

O Nordeste abriu meus horizontes para uma outra linha na arquitetura. Um estilo mais leve, alegre, colorido. E o verão vem, sem dúvida, reforçar a necessidade deste “approach” da arquitetura com o bem-viver, aliado ao estilo de vida do local. 

Tenho muitos clientes que moram na praia e trabalham no centro ou nos bairros do entorno. Estes, especialmente, procuram investir bastante em suas áreas de lazer e descanso – seja nos jardins e piscinas das casas ou nas varandas apartamentos, pois desfrutam destes espaços quase que diariamente.

No final de 2015 tive a oportunidade de conceituar, projetar e liderar um projeto efêmero, aberto somente para a temporada de verão: o Beach Lounge Equilíbrio, da Construtora que leva o mesmo nome. 

Considero este projeto a materialização dos conceitos listados acima. No desenvolvimento do conceito junto ao cliente, definimos que gostaríamos de criar um ambiente aconchegante, leve, arrojado e fluido. Mas como alcançar tudo isto num terreno sem nenhum atrativo e com custo restrito? 

A solução foi uma paleta de cores ousada, tecidos esvoaçantes, mobiliário criativo e iluminação cênica.

O amarelo ocre aquece o ambiente enquanto o azul tiffany traz a referência do mar caribenho que temos por aqui. O laranja telha aplicado sobre as paredes da casa existente e o verde folha no piso completam a composição. 

No mobiliário, os pufes modelo gota em tons de vermelho, verde água, amarelo e berinjela promovem um uso despojado e confortável dos espaços.

Nas fotos acima, vocês conferem o contraste entre o antes e depois:

Para quem quiser mudar o astral da sua casa pra entrar no clima da estação, seguem algumas dicas low cost, práticas e fáceis de executar:

•Mude a cor de uma parede de destaque: Escolha uma parede da sua sala ou quarto e saia da monotonia com tonalidades mais fortes de verde ou azul. Nas tintas da Suvinil temos as referências “Ilha Deserta”, “Pé de Serra” e “Martim Pescador”, que são fantásticas e dão certo com praticamente todos os tons mais neutros.

•Aposte nas capas de almofadas: Redecore o sofá ou a cama trocando as capas das almofadas por estampas alegres combinando com as cores escolhidas para a nova parede.


•Utilize objetos artesanais: Para compor o decór de verão, aposte em cestos, bandejas e jogos americanos feitos por mão de obra artesanal. Há opções super charmosas de luminárias e cestos de ratan, jogos americanos de bambu, bandejas, castiçais e objetos decorativos de folhas de bananeiras, etc. Se você tiver habilidades manuais, pode até se aventurar e criar estas peças você mesmo.

Com estas dicas fica fácil e rápido transformar seus ambientes. Agora é só aproveitar! Enjoy it!