logo paraiba total
logo paraiba total

Nego, Defendo, Desvio

16 de maio de 2016

Nunca testemunhei uma alteração espontânea do estado de incompetência. Quando pessoas são confrontadas, justificam seu comportamento para fugir à responsabilidade: “Não fui eu, Foi por causa de, Não se trata de”. Negação. Defesa. Desvio. Como lidar com o colaborador arisco?

Reza a lenda e o ditado antigo para sermos gentis com quem encontramos porque todos enfrentamos batalhas diariamente. Será que dá para sublimar sempre o próximo independente da grosseria? Respire, conte até dez e confronte. Isso mesmo, alguém precisa resolver o impasse e para chegar lá tem que confrontar. 

Identifique o problema, comece com “quero falar com você a respeito das consequências que…”. Escolha um exemplo claro e recente para ilustrar o comportamento que deseja mudar. Fale a respeito de como se sente em relação a questão, procurando traduzir sentimentos que facilite o entendimento. Explique porque a mudança é importante, exemplificando melhorias para a pessoa, equipe ou empresa. Identifique sua contribuição para este problema, faça mea culpa se necessário for. 

Neste momento é importante que o outro perceba em você fragilidades e erros também, afinal baixar as defesas nunca afastou pessoas, muito pelo contrário. Tenha certeza de que um bom exemplo relatado a seu respeito será uma demonstração de afeto e atenção, sendo recebido com confiança. 

Por fim, indique o seu desejo de solucionar o problema e dos ganhos para todos, convidando o interlocutor a entenderem juntos  a melhor forma de resolver o impasse.

Todo confronto é a busca de uma verdade. Entregue as mensagens sem acusar ou fazer mais fofocas, buscando restringir a conversa somente nas duas pessoas envolvidas sem mencionar terceiros. Sabemos que a comunicação é um problema, mas a empresa não debaterá isto com os empregados. Esta solução de conflito cabe a um ser humano interagindo com outro ser humano, simples assim. Habilite-se se não tem este dom. 

Muito Sucesso!