logo paraiba total
logo paraiba total

Conhece-te a ti mesmo e Empodere-se!

22 de setembro de 2015

Negociamos involuntariamente o tempo todo nas situações informais do cotidiano: marcar horário no médico, rotina dos filhos, orçamentos, compras pessoais e em nossas interações sociais. Já temos nossa posição adotada automaticamente para assuntos corriqueiros do cotidiano,  mas não nos preparamos para aquelas negociações imprevistas que talvez mudarão para sempre nossas vidas: mudança de emprego, aumento de salário, sociedade com um amigo ou simplesmente uma conversa sobre um relacionamento não satisfatório. 

Você está preparado para negociar qualquer coisa em qualquer momento? Saberia contextualizar assuntos polêmicos com sensibilidade e gentileza? A melhor técnica de negociação, depois de saber ler o outro, é entender de si mesmo. Você será lido, é fato, mas conhecendo-se será capaz de mostrar de forma racional o que pensa sem deixar as emoções tomarem conta da conversa. Encontrará forças para chegar na meta de vendas do mês mesmo que receba muitos nãos nas primeiras abordagens. Dará chance a um outro amor mesmo que tenha saído de um relacionamento que tenha destruído algumas certezas. Autoconhecer-se evitará que a baixa estima tome conta do seu estado de ânimo e o impeça de ir adiante. Cada situação em nossa rotina é uma oportunidade de refletir e aprender um pouco mais sobre nós mesmos e isso demanda dedicação, tempo e constância. 

Uma boa fórmula de negociação exige que ambas as partes atuem como solucionadores de problemas, concentrem-se nos interesses e não nas posições que ocupam e separem as pessoas dos problemas. 

Negociações geralmente envolvem duas partes querendo levar vantagem e não raro, excelentes negócios, relacionamentos e amizades se desfazem porque o objetivo de ambos é a vitória. Quando existe envolvimento demais, uma das partes insiste no acordo. Quando existe aspereza demais, insistem numa posição quando o mais sensato seria insistir em critérios objetivos e só isso.

Grandes pessoas, profissionais, professores, atores e colaboradores colocam sua imagem à mercê de momentos inesperados. Exercite o conhecer-se, empodere-se de suas fragilidades e fortalezas e esteja pronto para negociar, e viver, com sabedoria. Muito sucesso!