logo paraiba total
logo paraiba total

Você é uma marca!

31 de julho de 2015

Pense em um produto qualquer. Pergunte a respeito dele para seus conhecidos, solicite referências de alguém que usou ou comprou, pesquise na Internet, entre em alguns sites, leia relatos de experiências de consumidores e por fim decida se compra ou não. 

Como profissionais de mercado, somos pesquisados, referenciados e constantemente analisados por empregadores, clientes e parceiros nos vários canais de venda” que podem falar a nosso respeito: chefes, subordinados, currículo, consultorias, redes sociais que conectam nossos contatos profissionais e pessoais e os contatos dos nossos contatos e assim por diante. 

A imagem que as pessoas formam a nosso respeito não está ligada somente ao visual, mas a tudo que remete nossa presença.  Uma boa imagem pessoal se constrói com uma sequência de ações de como você é visto, ouvido e percebido.

Como marcas, também causamos nas pessoas lembranças e experiências boas e ruins.  E como não temos uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão, precisamos tomar cuidado com a coerência do que somos e do que parecemos ser. 

Será que você tem investido nesta marca tão importante que é você?

1. Não é o que você veste mas a forma como você veste. 

Muito além de uma roupa bonita, a imagem pessoal é formada por uma somatória de características como gestos, voz, forma de se dirigir ao outro e postura, ou seja, trata-se mais de atitude e menos da peça que se usa. O código de vestimenta do seu ambiente de trabalho pode ser orientado pelos Recursos Humanos ou percebido por você. Quanto maior o nível hierárquico, mais formal a roupa. 

2. Invista em auto-conhecimento e qualificação

O maior responsável pelo seu desenvolvimento pessoal é você mesmo. Não entregue para a empresa o investimento na sua carreira. Esteja antenado com tudo o que acontece em sua área de atuação e faça o que puder para investir em seu aprendizado.  Procure se desenvolver numa área de atuação que goste e tenha afinidade com você. Encontrar suas aptidões requer paciência, disciplina e perseverança. Seu conjunto de crenças e valores, formação técnica e auto-conhecimento nortearão seu comportamento e atitude para se destacar no meio em que atua e fazer uso correto da confiança que é depositada em você. Até mesmo grandes marcas e produtos são testados, experimentados e retirados do Mercado para aprimoramento. Se você se conhece e tem formação sólida, reage bem às mudanças que acontecem diariamente em sua empresa. Ter flexibilidade é uma característica muito admirada por todas as organizações e contribui com seu crescimento profissional, que não encontra barreiras quando você está disposto a encarar novas experiências.

3. Mantenha bom relacionamento interpessoal e seja ético!

Setores e departamentos são formados por pessoas cuja formação, valores e conhecimento variam muito. Certamente conflitos existirão, portanto prepare-se para concordar com idéias melhores e também saber se posicionar claramente a respeito das suas. Elogiar o outro e reconhecer estas diversidades fará de você um profissional respeitado e equilibrado, o que certamente atrairá uma boa rede de relacionamento e o reconhecimento da organização. Se atribuirem uma tarefa ou responsabilidade que não sabe, peça ajuda, seja honesto com seus colegas de trabalho e reconheça suas limitações. Não divulgue competências e características irreais ou que fujam das sua qualificação.

As marcas com maior credibilidade no mercado possuem um conjunto externo e interno de características próprias e muito particulares, sendo identificadas por sua autenticidade. Sua imagem Pessoal será valorizada se a adequação, coerência e bom senso estiverem presentes em suas atitudes e forma de se vestir. Muito sucesso!