logo paraiba total
logo paraiba total

Penso, logo Hesito

13 de novembro de 2015

Ter dúvidas sobre o que está por vir ou acontecer, incerteza sobre o que fazer, situação de questionamento, insegurança. Dia destes, ouvindo uma brilhante profissional em uma aula sobre comportamento, resgatei esta palavrinha que ela mencionou com charme e segurança: hesitar.

Mascaramos o hesitar porque demonstra não estarmos seguros a respeito de nós mesmos ou de alguma situação. Quando nos perguntam em uma entrevista de emprego qual nosso defeito ou qualidade, não nos lembramos de mencionar “eu hesito”. 

Uma pessoa que hesita é um ser humano que escolhe com cautela qual caminho seguir. Pare e pense, quantas atitudes você já adotou sem pensar nas consequências? Uma marca que hesita é uma marca que se instiga constantemente a ofertar algo melhor. Entrego honestamente o que me proponho? Uma empresa que hesita questiona o peso da sua obra. O negócio e as práticas de gestão são sustentáveis para pessoas e processos? Entrego com excelência os resultados para os stakeholders* do negócio?

Sim, origina da incerteza e da insegurança, mas é mecanismo de defesa, e assim como bom senso deveria estar presente por mais vezes na rotina dos profissionais e dos negócios. O exercício de olhar-se no espelho, cobrar menos do outro e mais de si porque empurrar e-mails para frente é prática cada vez mais frequente. Tirar a preguiça,  o comodismo, a zona de conforto, ponderar a dúvida, assumir a insegurança: a isto chamamos hesitar. Muito sucesso.

                                                                    *stakeholders: partes interessadas no negócio