logo paraiba total
logo paraiba total

Governança e compliance em pequenas e micro empresas

4 de outubro de 2018

Pequenas e Micro Empresas em sua maioria não detém de nenhum plano de gerenciamento ou controle, com processos, políticas, regulamentos e normas internas, tornando assim o ambiente propício a erros, falhas e até mesmo descumprimento de normas que regulam as empresas.

Os empresários que adotam ferramentas de governança poderão não só padronizar a execução de serviços, através de procedimentos operacionais, como também no tratamento de mercadorias com procedimentos de estoque e venda, trazendo assim melhor atendimento e satisfação dos clientes.

A governança também aumenta a probabilidade de fornecedores terem mais confiança para liberação de crédito a seus clientes, que apresentam mais participações com seus fornecedores, clientes, colaboradores e partes interessadas (stakeholder), trazendo transparência em suas informações, responsabilidade com qualidade e eficiência nos produtos e serviços oferecidos.

O compliance por sua vez é o comprimento de normas internas e externas com transparência, garantindo maior controle e a qualidade nas informações prestadas pelas empresas que adotam essas ferramentas de melhorias e aperfeiçoamento.

Com todos benefícios atrelados as ferramentas de governança e o compliance, os pequenos empresários que adotarem ferramentas de controle ou procedimentos, tornará seu negocio mais próspero e mais preparado para seu crescimento.

Confira outros artigos aqui.

*Por Clenilson Santos: Sócio Fundador e Diretor da 3D Soluções Contábeis e Empresariais a 3 anos, Consultor de Negócios e especialista em Auditoria Contábil e Fiscal com foco na reestruturação e prevenção tributaria de empresas.