logo paraiba total
logo paraiba total

Governança Corporativa nas organizações

4 de outubro de 2018

O contexto de governança corporativa vem direcionando a atuação estratégica das organizações. Observa-se que quanto maior for o compromisso, a responsabilidade social e a transparência da empresa perante à sociedade, maior será seu valor de mercado e seu potencial para atração de investidores (GARCIA-MECA; SÁNCHES-ALLESTA, 2009).

A adoção das boas práticas de governança corporativa é requisito fundamental para as empresas negociáveis no mercado de capitais, especialmente em países onde a proteção legal ao investidor tem espaço para ser melhorada. Nos países que oferecem maior proteção legal para os investidores, com existência de garantias da aplicação do conjunto de leis e regras do mercado, o desenvolvimento do mercado de capitais se deu de forma mais rápida, como foi o caso dos Estados Unidos e Inglaterra (BEDICKS, 2008).

Percebo que o acesso ao assunto de governança corporativa para PME´s está bastante distante da realidade, o que contribui para o processo de insolvência da maioria. Com o mercado extremamente competitivo as empresas que partem para um projeto de implementação do modelo de Governança Corporativa garantem sustentabilidade no longo prazo.

A garantia de sustentabilidade no longo prazo não tem relação direta com Lucro Líquido. A sustentabilidade no longo prazo está alinhada com o ROE e EVA.

Acredito que não existe espaço para empresas sobreviverem no mercado sem boas práticas de governança, que permeia por toda organização pautada nos 03 pilares (processos, pessoas e tecnologia).

Confira outros artigos aqui.

*Por Arlindo Neto: Sólida carreira na área Financeira e Controladoria, atuando diretamente no planejamento e na gestão estratégica em empresas nacionais e multinacionais.

• Responsável pelas finanças corporativas como contas a pagar, contas a receber, pagadoria, mercado de capitais, câmbio, tesouraria gestão de dívida e funding, junto a Instituições Financeiras, com domínio das operações bancarias (Leasing, CDC, Finame, etc.).

• Expertise na redução de perdas e aumento de lucro, capacitação na definição de diretrizes e no alinhamento ao planejamento estratégico da empresa.

• Gestão e interface de atividades, apoio aos departamentos de Tecnologia da Informação, Supply Chain, Marketing, Vendas, Tesouraria, Jurídico, Engenharia, Qualidade, Auditoria e Administrativo.

• Domínio de ferramentas como Hyperion, SAP (CO, FI, MM), SAP TRM, TOTVS (RM), Protheus.

• Gerenciamento de Budget x Forecast, Project Finance, Custos Industriais fixo e variável, margem, Valuation e projeção de BP e DRE curto, médio e longo prazo.

• Responsável por executar atividades de tesouraria, custos, planejamento estratégico, budget, forecast, cash management, backoffice, auditoria, negociação com bancos, acompanhamento de investimentos e estudos de novos negócios.

• Conhecimento da legislação fiscal e planejamento tributário com recuperação de crédito de PIS, COFINS, IRPJ e CSLL, com impacto positivo no EBITDA e LL.

• Realização de auditorias financeira, operacional, tributária e trabalhista, análise de riscos e viabilidade.

• Aplicação de treinamentos a toda equipe, com foco na melhoria de desempenho, avaliação dos gaps.