logo paraiba total
logo paraiba total

Compliance e Liderança Corporativa

4 de outubro de 2018

Quando se fala em compliance nas organizações, não significa dizer apenas, o cumprimento de leis e regras. Sugere-se ampliar essa interpretação de forma a alcançar a integridade e a ética, esperando-se encontrar nas empresas uma cultura e o desejo de se fazer o certo.

Para tanto, quem estiver liderando processos dessa natureza, precisa estar comprometido com a causa. Pois, o líder na organização é o grande responsável pela condução das estratégias dentro da empresa, objetivando torná-las uma realidade.

A liderança não pode ser resistente às mudanças e deve estar disposta a construir algo que ainda não exista.

O líder na organização é um agente de ação que ousa ser a voz da razão colocando as estratégias em marcha mudando os rumos da empresa, atentando evidentemente para as forças que nela atuam.

A liderança deve atuar baseando-se em valores e criando relações de interdependência entre pessoas para causas criativas, colaborativas, coletivas e éticas.

O líder deve fazer escolhas que tenham identidade e significado para a empresa, sendo inovador, original e criativo numa perspectiva de longo prazo, olhando sempre o horizonte e tendo iniciativas de processos de mudança de forma contínua, bem como determinação, coragem e prazer no que faz.

Liderar é estimular o protagonismo, criando um ambiente que favoreça a geração de novas ideias, a colaboração contínua, a participação de todos na tomada de decisão e até mesmo favorecendo o envolvimento de todos em ações que tragam importantes melhorias para a empresa e a sociedade como um todo.

Afinal, ser líder é abrir caminhos e criar a essência do que a empresa é, transformando estratégias em resultados.

Portanto, toda gestão precisa ser inovadora, criativa e buscar implementar mecanismos de integridade e sistemas de compliance, ajudando a equipe a se posicionar e fazendo com que os colaboradores sejam parte dessa decisão.

Confira outros artigos aqui.

*Por Edilson Azevedo: Graduado em Engenharia, especialização em Liderança Corporativa pela Umiversitá Cattolica Del Sacro Cuore-Milano, MBA em Controladoria, Auditoria e Finanças. Experiência em Gestão de Projetos para Micro e Pequenas Empresas, Gestão Publica, Gerente Executivo do Sebrae/PB e atualmente Consultor Sênior no Grupo Multiply.