Linguagem

Descomplicando o Seguro Ver mais

O universo dos seguros de forma acessível

Seguro de Vida

Foto: internet
Foi nessa modalidade em meados do século XVIII, na Inglaterra, “o berço” do seguro de vida mundial que se emitiu a primeira apolice da história com regras e regulamentos definidos.

O Seguro de Vida certamente é ou está entre o mais importante de todos os ramos em comercialização no mundo. Seu princípio é indenizar aos beneficiários indicados na apolice ou seus herdeiros legais, pra que possam se reestabelecer pela ausência de um ente querido na maioria das vezes provedor de toda renda gerada por uma família.

Importante lembrar que num momento de falecimento é normal todos os pilares de uma estrutura virem abaixo, por muitas vezes é ele quem cuida de todas as obrigações da vida cotidiana e responde pelo pagamento das despesas comuns: agua, luz, internet, escola, plano de saúde, alimentação, entre tantas obrigações do viver. Esse verdadeiro herói é quem cuida da saúde financeira e da contabilidade do lar. Dessa forma é provado por estudiosos que essa família pode levar até 05 anos pra adaptar-se à nova realidade, e como fazer até ela chegar?

Quantas histórias de famílias que precisam recorrer a parentes pra custear desde o enterro até ser sustentando por outro após uma fatalidade como essa. Seguro de vida é uma determinante prova de amor deixada para os que ficam retirando de toda essa situação de desconforto, e tranquilidade pro que vai, pois sabe que seus amados poderão está abastecidos até entrar na rotina dessa nova administração financeira familiar.

Hoje os Seguros de Vida possuem variadas coberturas, podendo ser construído de acordo com a necessidade do risco. Pode-se contratar a cobertura de Morte de Qualquer Natureza, Morte Acidental, tambem podendo ser recebida pelo próprio segurado nos casos da Invalidez por Acidente ou Doença, Diárias de Incapacidade Temporária. Também Cobertura de Doenças Graves que indenizam pela apresentação de um diagnóstico de uma doença pela apolice coberta, o que inclusive serve entre outras coisas como ajuda para o tratamento na maioria das vezes muito caros dependendo da enfermidade.

E como contratar, como sei qual é o valor mais aproximado que preciso ter para trazer essa tranquilidade? Por via de regra deve-se levantar todas as despesas fixas que mensalmente existe e multiplicar por 60 o que seria uma conta pra 05 anos: Ex.: se tenho no meu orçamento familiar despesas que permutem em R$ 5.000,00 entre todas àquelas que citamos teremos ao final desse período R$ 300.000,00. Esse valor talvez não expresse a matemática exata, mas seguramente dará conforto nos primeiros anos, até que a rotina se torne administrada.

Estamos num momento de extrema incerteza por conta da Pandemia, e da pior forma passamos a enxergar a importância dessa modalidade de seguro. Contudo o Risco Pandêmico não está coberto nas apólices de seguro, após longas discussões jurídicos e analises sociais as Seguradoras passaram a dar cobertura àqueles que já tinham apólices vigentes, já para os novos contratos carência de até 90 dias para admissão de pagamento de indenização.

No final o bom mesmo é estar vivo perto de quem amamos, porem garantir o futuro dessas pessoas sem dúvida é o maior ato de amor, além do que é o único risco que infelizmente todos sabemos que irá acontecer, só não sabemos quando. Recomendo. Procure seu corretor e garanta o seu.


Autoria
  • Twitter
  • Email

Adjamir Pontes

Adjamir Pontes

Adjamir Pontes é especialista em Seguros, atuando no mercado desde 1991. Trabalhou na BANORTE SEGURADORA, TREVO SEGURADORA, UNIBANCO AIG SEGUROS, atualmente CEO da GARANTIA SEGUROS na PB e RN, Professor da ESCOLA NACIONAL DE SEGUROS e Criador de Conteúdo @descomplicando.seguros