logo paraiba total
logo paraiba total

O exemplo de Minas Gerais: Estado cria agência de fomento à Economia Criativa 

23 de janeiro de 2017

Será inaugurada em Belo Horizonte a P7 Criativo, um projeto com investimento de R$ 53 milhões para capacitar empreendedores criativos e atrair empresas para o Estado. O P7 Criativo vai oferecer formação, aceleração, incubação, ações de política pública e editais voltados para setores da Economia Criativa. E tem como escopo fomentar a cadeia produtiva de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual nas áreas de design, moda, audiovisual, entre outros.

O local escolhido para o P7 Criativo é um edifício desenhado por Oscar Niemeyer em 1953 no Centro da capital mineira e de propriedade do Estado. Tombado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural – CONEP, em 2016, o prédio é um exemplar emblemático da arquitetura moderna do Brasil. A ideia de colocar o projeto na Praça Sete segue a tendência mundial de revitalização de prédios das zonas centrais para revigorar economias locais.

O edifício será ocupado por profissionais em espaços como biblioteca, auditório, coworking, centro de desenvolvimento de software, centro de pós-produção audiovisual, laboratório para prototipagem, restaurante e café, além de ambientes para educação empreendedora com foco em startups — empresas inovadoras da área de tecnologia.

De acordo com Fernanda Medeiros Machado, Diretora de Fomento à Indústria Criativa da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – Codemig, “a ideia é usar nossos parceiros para o atendimento, proporcionando o intercâmbio de empreendedores do interior com os da capital e potencializando o que há de melhor da economia criativa mineira para atrair grandes empresas e investidores”, afirma. 

Outro projeto de destaque que também vai ocupar o edifício é o da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG. O programa Fiemg Lab Novos Negócios vai oferecer aceleração e investimento a empresas que proponham inovação na indústria. “A revitalização e a oferta de espaços com infraestrutura e metodologia para geração de valor é a tônica do século 21. Nesse sentido, o Fiemg Lab e o P7 Criativo se tornam próximos e oferecerão às empresas inovadoras campo fértil para gerarem um negócio de alto impacto”, afirma Fábio Veras, gestor do programa.

Além do governo do Estado, por meio Codemig, o projeto também conta com a coordenação da FIEMG, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais – Sebrae Minas e da Fundação João Pinheiro.

O edital de licitação para o restauro do edifício tem previsão de lançamento para abril. O prédio será reinaugurado em 2018. Até lá já existe um local provisório para viabilizar o P7 Criativo, mas o endereço ainda não foi divulgado.