Linguagem

Economia Criativa Ver mais

Atividades inteligentes e sustentáveis

Cosewing: para empreender e ficar na Moda 

A tecnologia vem quebrando barreiras financeiras e geográficas e contribuindo na geração de negócios mais sustentáveis. E coworking e cosewing são termos que vão sendo incorporados na agenda de quem trabalha com Moda. 

O coworking está intimamente associado às startups, iniciativas empreendedoras com base em inovação tecnológica. É um modelo que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório ou seja, são locais com estrutura qualificada e preço reduzido. Há quem defenda que ocupar um coworking é parte de construir uma comunidade de trabalhadores independentes que compartilham valores comuns. 

Foto: Divulgação/Sandra VasconcelosLab Fashion: primeiro coworking focado em Moda ajuda novos empreendedores.Lab Fashion: primeiro coworking focado em Moda ajuda novos empreendedores.
De fato, esta nova maneira de trabalhar possibilita aos profissionais a formação de uma rede de contatos que pode ser fundamental para ideias e novas possibilidades, sobretudo se houver interesse em um mesmo mercado. E o melhor: ajuda a começar pequeno sem investir em maquinário e a crescer de forma sustentável. 

Na Moda, o coworking se desdobra em cosewing (co-costurar) onde os novos designers empreendedores não só compartilham a infraestrutura, mas também participam de eventos e workshops sobre comunicação e marketing.  

Em São Paulo, o Lab Fashion oferece espaço para que os empreendedores de Moda desenvolvam o seu trabalho minimizando riscos, superando a etapa inicial de investimentos em máquinas industriais, já disponíveis para alugar. 

Foto: Divulgação/Sandra VasconcelosMalha: espaço de 2500 m2 reúne coworking e cosewing (dividir uma mesma fábrica), uma escola e um laboratório de experimentação em Moda.Malha: espaço de 2500 m2 reúne coworking e cosewing (dividir uma mesma fábrica), uma escola e um laboratório de experimentação em Moda.
No Rio de Janeiro, a Malha se apresenta como uma plataforma que reúne coworking e cosewing, além de laboratório de experimentação e cursos em área de 2500 metros quadrados. 

Em Pernambuco, o Armazém da Criatividade está entre as dez iniciativas mais inspiradoras do mundo em ambientes de inovação (Prêmio da Associação Internacional de Parques Tecnológicos – IASP).

O local é resultado da expansão do Porto Digital e tem apoio do Estado, ou seja, tem recursos públicos que ajudam a alavancar o empreendedorismo criativo. Localizados em Caruaru e Petrolina os espaços reúnem coworking e cosewing. E tem laboratórios com equipamentos para viabilizar o desenvolvimento de produtos com design e/ou funcionalidades inovadoras nos segmentos de Moda, Games, Cine-Vídeo-Animação, Fotografia, Design e Música. 

No caso da Moda, a estrutura abrange toda a produção: da criação de uma coleção de roupas e/ou acessórios até os materiais promocionais como fotografias, filmes e trilha sonora. O diferencial é o acesso ao crédito. No Armazém da Criatividade o projeto do empreendedor pode ser apresentado para investidores e financiadores. Ou seja, o local também pode ser visto como incubadora de novos negócios criativos. 

Foto: Divulgação/Sandra VasconcelosArmazém da Criatividade acolhe também o setor de Moda, recebe recursos públicos e conecta empreendedores a investidores.   Armazém da Criatividade acolhe também o setor de Moda, recebe recursos públicos e conecta empreendedores a investidores.
É bom lembrar que mais da metade das empresas fundadas no Brasil fechou as portas após quatro anos de atividade (Demografia das Empresas - IBGE 2013). Desta forma, é possível concluir que ter acesso a crédito e investimentos pode ser fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio. Afinal, o mais importante é garantir um espaço no mercado -- entre os gigantes da indústria da moda. 


Autoria
  • Email

Sandra Vasconcelos

Sandra Vasconcelos

Sandra Vasconcelos é co-founder da Maximize Marketing. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Artes Visuais e Gastronomia (Espanha). Com o blog Babel das Artes, ganhou o Prêmio Nacional Top Blog. Foi finalista no Prêmio Brasil Criativo 2014 do Ministério da Cultura