Linguagem

Economia Criativa Ver mais

Atividades inteligentes e sustentáveis

O Brasil está no maior evento de Tecnologia e Economia Criativa do mundo

Foto: Divulgação
Até 19 de março acontece em Austin, no Texas, o festival South by Southwest – SXSW 2017, um evento que começou como festival de música em 1987 e tornou-se o mais importante evento de Tecnologia e Economia Criativa do mundo. Para quem não sabe, Twitter e Foursquare foram lançados lá. 

Este ano o prêmio será disputado por 65 startups separadas em 13 categorias que vão de saúde a segurança, a áudio e realidade virtual.  E o Brasil tem a sua maior delegação desde 2014, ano em que começou a participar do evento. São 62 empresas de várias áreas como audiovisual, moda e música. Algumas também participam de painéis de apresentações e debates. Destaque para o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo que discute os processos computacionais que abrem novas possibilidades em arquitetura e design. E alguns representantes de startups falam sobre hubs da América Latina. 

Foto: Divulgação/Sandra VasconcelosO impacto do SXSW na cidade de Austin, nos EUA, é de mais de US$ 325 milhões.O impacto do SXSW na cidade de Austin, nos EUA, é de mais de US$ 325 milhões.
Com uma delegação maior, o Brasil deve ganhar mais destaque e, consequentemente, ativar investimentos. No ano passado, as 36 empresas nacionais totalizaram US$ 16,6 milhões em novos negócios, segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil que leva a comitiva de empresas brasileiras ao SXSW 2017. 

Do Brasil também há nove artistas entre as 2000 bandas de música que se apresentam nos bares e casas de show de Austin todas as noites. Hugh Forrest, director de programação do SXSW 2017 conta que a parte de tecnologia superou o da música em termo de espaço por volta de 2008. O motivo? “A tecnologia se tornou a espinha dorsal para quase todos os setores da nossa sociedade. O SXSW claramente reflete essa nova ordem mundial”, disse em entrevista ao jornal Folha de Pernambuco, ressaltando que a música e ainda é um componente vital de tudo o que acontece em Austin, “não importa o quanto o festival cresça e abrace outras áreas. A música é um exercício de criatividade, e criatividade é o coração e a alma do SXSW”.

Domo da Apex-Brasil oferece experiência imersiva sobre o país 

Com curadoria do cineasta Fernando Meirelles, a  Apex-Brasil tem um domo para promover uma experiência imersiva com filmes em 360º sobre o Brasil. Na programação, destaque para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro e cenas sobre o valor do patrimônio ambiental brasileiro.

A exibição de filmes no domo faz parte do lançamento da campanha de promoção internacional da imagem do Brasil, a #BeBrasil (www.bebrasil.com.br) que ressalta a inovação nos produtos e serviços brasileiros. Portanto, a criatividade e versatilidade da moda brasileira também estarão presentes do domo.  No filme da campanha tem o algodão colorido da Paraíba protagonizado pela Natural Cotton Color, empresa com sede em João Pessoa. E até mesmo um grupo de dança de rua (Passinho) apresenta um pouco da diversidade e criatividade da cultura brasileira. 

Na área audiovisual haverá o “Brazilian Directors Showcase”, encontro de produtores brasileiros com potenciais clientes internacionais, promovido pela FilmBrazil.  Isso porque o mercado americano é o mais importante para o setor audiovisual do Brasil -- responsável por 30% das exportações seguido por Reino Unido que representa 15%. Os artistas Wagner Moura (Narcos) e Alice Braga (A Rainha do Sul) são protagonistas de um debate sobre a presença latino-americana em Hollywood, um  assunto pertinente já a imigração é tema das notícias nos EUA sob governo de Donald Trump.  

Importante destacar que a credencial para a SXSW pode custar até US$ 1.650 (R$ 5.270) e o impacto do evento na cidade de Austin é de mais de  US$ 325 milhões. Sim. A criatividade é o novo motor da economia global. Imagina um evento desse no Brasil? Eu imagino. 

Fontes: Apex-Brasil, Meio e Mensagem, Folha de Pernambuco

Confira o vídeos que estão no domo da Apex-Brasil no SXSW 2017:

Video 1

Arraste o mouse (ou o dedo) sobre o vídeo para ver em 360º um dia inteiro com a vista do Cristo Redentor.

Vídeo 2

Making of para o filme em 360º projetado no Domo do Museu do Amanhã. 


Autoria
  • Email

Sandra Vasconcelos

Sandra Vasconcelos

Sandra Vasconcelos é co-founder da Maximize Marketing. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Artes Visuais e Gastronomia (Espanha). Com o blog Babel das Artes, ganhou o Prêmio Nacional Top Blog. Foi finalista no Prêmio Brasil Criativo 2014 do Ministério da Cultura