O Brasil está no maior evento de Tecnologia e Economia Criativa do mundo
14/03/2017 | 12h02minEste ano o prêmio será disputado por 65 startups separadas em 13 categorias que vão de saúde a segurança, a áudio e realidade virtual. E o Brasil tem a sua maior delegação desde 2014, ano em que começou a participar do evento. São 62 empresas de várias áreas como audiovisual, moda e música. Algumas também participam de painéis de apresentações e debates. Destaque para o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo que discute os processos computacionais que abrem novas possibilidades em arquitetura e design. E alguns representantes de startups falam sobre hubs da América Latina.

Do Brasil também há nove artistas entre as 2000 bandas de música que se apresentam nos bares e casas de show de Austin todas as noites. Hugh Forrest, director de programação do SXSW 2017 conta que a parte de tecnologia superou o da música em termo de espaço por volta de 2008. O motivo? “A tecnologia se tornou a espinha dorsal para quase todos os setores da nossa sociedade. O SXSW claramente reflete essa nova ordem mundial”, disse em entrevista ao jornal Folha de Pernambuco, ressaltando que a música e ainda é um componente vital de tudo o que acontece em Austin, “não importa o quanto o festival cresça e abrace outras áreas. A música é um exercício de criatividade, e criatividade é o coração e a alma do SXSW”.
Domo da Apex-Brasil oferece experiência imersiva sobre o país
Com curadoria do cineasta Fernando Meirelles, a Apex-Brasil tem um domo para promover uma experiência imersiva com filmes em 360º sobre o Brasil. Na programação, destaque para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro e cenas sobre o valor do patrimônio ambiental brasileiro.
A exibição de filmes no domo faz parte do lançamento da campanha de promoção internacional da imagem do Brasil, a #BeBrasil (www.bebrasil.com.br) que ressalta a inovação nos produtos e serviços brasileiros. Portanto, a criatividade e versatilidade da moda brasileira também estarão presentes do domo. No filme da campanha tem o algodão colorido da Paraíba protagonizado pela Natural Cotton Color, empresa com sede em João Pessoa. E até mesmo um grupo de dança de rua (Passinho) apresenta um pouco da diversidade e criatividade da cultura brasileira.
Na área audiovisual haverá o “Brazilian Directors Showcase”, encontro de produtores brasileiros com potenciais clientes internacionais, promovido pela FilmBrazil. Isso porque o mercado americano é o mais importante para o setor audiovisual do Brasil -- responsável por 30% das exportações seguido por Reino Unido que representa 15%. Os artistas Wagner Moura (Narcos) e Alice Braga (A Rainha do Sul) são protagonistas de um debate sobre a presença latino-americana em Hollywood, um assunto pertinente já a imigração é tema das notícias nos EUA sob governo de Donald Trump.
Importante destacar que a credencial para a SXSW pode custar até US$ 1.650 (R$ 5.270) e o impacto do evento na cidade de Austin é de mais de US$ 325 milhões. Sim. A criatividade é o novo motor da economia global. Imagina um evento desse no Brasil? Eu imagino.
Fontes: Apex-Brasil, Meio e Mensagem, Folha de Pernambuco
Confira o vídeos que estão no domo da Apex-Brasil no SXSW 2017:
Video 1
Arraste o mouse (ou o dedo) sobre o vídeo para ver em 360º um dia inteiro com a vista do Cristo Redentor.
Vídeo 2
Making of para o filme em 360º projetado no Domo do Museu do Amanhã.
Autoria

Sandra Vasconcelos
Sandra Vasconcelos é co-founder da Maximize Marketing. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Artes Visuais e Gastronomia (Espanha). Com o blog Babel das Artes, ganhou o Prêmio Nacional Top Blog. Foi finalista no Prêmio Brasil Criativo 2014 do Ministério da Cultura
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