logo paraiba total
logo paraiba total

Inspiramais Inverno 2018: um salão de referências para a indústria criativa da moda brasileira

10 de julho de 2017

Hora de ir para o front e conferir as tendências da indústria criativa. Estive em 03 e 04 de julho no Inspiramais, em São Paulo, um salão design e inovação em componentes que reúne fabricantes de matéria-prima da cadeia produtiva da moda brasileira. 

O evento que atrai 6000 visitantes para São Paulo é da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos – Assintecal. A entidade atua pela consolidação do mercado e dissemina conteúdo de moda – o que inclui o desenvolvimento de produtos  por meio de consultores que atuam por 20 polos produtivos de calçados e confecções. Os resultados são apresentados no Inspiramais por meio de curadoria realizada por Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design.

A edição Inverno 2018 reuniu 120 fabricantes e foram lançados mais de 800 produtos. Todos alinhados ao conceito lançado previamente a cada edição.  No Inspiramais Inverno 2018 o percurso no desenvolvimento é o da Inovação e o tema, a Leveza.  

Conferindo o salão, a leveza é percebida com texturas que remetem às bolhas de ar e de toque soft e delicado. Há também a elasticidade dos materiais que remetem ao balonismo.  A leveza se encontra também na fluidez e transparência dos tecidos e na tecnologia apresentada nos materiais. A leveza é traduzida na alegria das cores percebidas nos bordados das roupas e até mesmo nos calçados esportivos.

A base de referências no Inspiramais é a Pirâmide Criativa. Somente 10% do que é lançado é resultado de trabalho autoral, 30% são apostas para a criatividade da Indústria e 60% é apropriação de temporadas passadas e que, provavelmente, já encontram espaço para a massificação no segmento da indústria que não cria, apenas quer atender a demanda e vender. 

Há cores fortes no Inspiramais destacando a leveza através da alegria. É evidente a criação e originalidade de cunho nacional no espaço Referências Brasileiras. Todos os ítens que evidenciam o vermelho das peças remetem às festas populares do Brasil como Bumba Meu Boi, Caboclos Reais, Rajados, entre outras. 

Nossa fauna e flora também chamaram a atenção na área + Estampa mostrando que a nossa originalidade e diversidade têm espaço na moda brasileira. Na área de couros, o Preview do Verão 2018 apresentou muitas texturas. Destaque é para o couro estampado, uma tecnologia que já é foco de exportação do parque industrial de curtumes do Brasil.  

A Paraíba marcou presença no tema sustentabilidade na moda. A Innovativ Tecidos criou jacquard com algodão colorido em vários grafismos. No Inspiramais chamaram a atenção dois looks de João Pimenta feitos com este tecido para a Green Nation Collection, marca social do movimento denominado Green Nation. 

O Inspiramais — que vem crescendo a cada temporada — demonstrou que temos o nosso próprio viés criativo, sem precisar mais copiar. No entanto, há uma cadeia produtiva que ainda não dá conta das novidades. De acordo com Walter Rodrigues, a inserção de uma tendência nas ruas pode levar de 18 a 24 meses.

Ao que parece, de acordo com os fabricantes, o conceito imediatista “see now buy now” (veja agora e compre agora) lançado nos desfiles, ainda é uma utopia no Brasil.