Linguagem

Economia Criativa Ver mais

Atividades inteligentes e sustentáveis

Políticas públicas fomentam a Moda e o Audivisual em Nova Iorque

Foto: Divulgação/Sandra VasconcelosO Made NY Campus tem cerca de 27 mil metros quadrados. Um projeto de recuperação e novos usos para espaços abandonados.  O Made NY Campus tem cerca de 27 mil metros quadrados. Um projeto de recuperação e novos usos para espaços abandonados.
O Made in NY é uma iniciativa criada pela prefeitura para fortalecer a moda produzida na cidade americana. O projeto nasceu como marca em 2005 como símbolo de produção local e com orientação e supervisão do próprio prefeito da cidade. A marca ‘Made in NY’ é de propriedade da cidade. O projeto está dentro da pasta de Desenvolvimento Econômico (NYCEDC) com o propósito de impulsionar o empreendedorismo e a criação de empregos. 

Em colaboração com o setor privado o Made in NY é responsável por implementar programas para fortalecer os setores de design, manufatura e educação. O resultado é que a marca ajudou a fortalecer o sentido de comunidade entre os envolvidos na cadeia produtiva, sobretudo designers. Tudo está caminhando de acordo com a missão da marca cuja perspectiva é que as pessoas se realizem além da beleza de suas roupas ao perceberem os benefícios sociais, ambientais e econômicos gerados por meio da compra de peças fabricadas na própria cidade de Nova Iorque. 

Esta semana a prefeitura anunciou a criação do Made NY Campus que vai, além da Moda, abraçar o setor do Audiovisual  

Foto: Divulgação/Sandra VasconcelosO Brooklyn é o novo lar da indústria criativa de moda e do audiovisual.     O Brooklyn é o novo lar da indústria criativa de moda e do audiovisual.
No Brooklin, o Made In NY Campus (https://www.nycedc.com/project/made-ny-campus-bush-terminal) será o novo lar das empresas criativas. Com previsão de inauguração em 2020 e investimentos de US$ 136 milhões, metade dos 27 mil metros quadrados do Made NY Campus será destinado aos pequenos estúdios alugados às marcas de moda locais e espaços para a produção de filme e edição de som, produção de vídeo e fotos e, ainda, laboratórios para explorar realidade virtual e realidade aumentada. 

Foto: Divulgação/Sandra VasconcelosO projeto inclui espaços de convivência como cafeteria e espaços educativos. O projeto inclui espaços de convivência como cafeteria e espaços educativos.
O Made in NY Campus é o terceiro centro de negócios para o Plano Distrital do Sunset Park cuja estratégia é renovar a infraestrutura abandonada e criar novos usos industriais e comerciais na cidade. Para isso, a prefeitura destinou recursos de US$ 115 milhões para atualizar o antigo Brooklkyn Army Terminal, principal sistema de transporte nas proximidades. Para atrair novos negócios e valorizar a área, o Made in NY Campus terá equipamentos coletivos como espaços educativos e cafeteria. 

A prefeitura está empenhada em fomentar a indústria criativa, portanto, a expectativa é que o Made in NY Campus gere, na inauguração, 1500 empregos e, em até quatro anos, 40 mil empregos, transformando a cidade em capital da moda e do audiovisual. 

Autoria
  • Email

Sandra Vasconcelos

Sandra Vasconcelos

Sandra Vasconcelos é co-founder da Maximize Marketing. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Artes Visuais e Gastronomia (Espanha). Com o blog Babel das Artes, ganhou o Prêmio Nacional Top Blog. Foi finalista no Prêmio Brasil Criativo 2014 do Ministério da Cultura