Linguagem

Economia Criativa Ver mais

Atividades inteligentes e sustentáveis

Jornada promove reflexão sobre Moda e Sustentabilidade em Portugal

Foto: Por I, Crazy Murdoc, CC BY 2.5
Durante cinco dias professores, estudantes, empresas, profissionais e comunidade local se reúnem para refletir sobre moda e sustentabilidade. O evento é liderado pelo movimento global Fashion Revolution e acontece na Universidade da Beira Interior UBI e em outros locais na cidade de Covilhã. 

A moda é considerada uma das indústrias que mais causam impacto ambiental no mundo. Por isso, a sociedade exige cada vez mais transparência na cadeia produtiva. Para debater o tema, o movimento lançou a Jornada de Moda  com apresentação de projetos sustentáveis e colaborativos -- desde a matéria-prima até ao produto final. Há projetos desenvolvidos por estudantes na UBI e marcas já implementadas no mercado, como a Natural Cotton Color que vai apresentar cases sobre algodão colorido orgânico produzido na Paraíba. Além do campus da UBI, há atividades e painés com a temática moda e sustentabilidade no Auditório Municipal da cidade portuguesa.

O evento tem painéis temáticos e workshops como o de design textil e de fotografia, entre outros. Intervenções e feiras de trocas também são atividades que devem envolver a comunidade local.  

Foto: Por I, Crazy Murdoc, CC BY 2.5
Com a presença de debatedores de varios países, incluindo o Brasil, o evento tem vários temas incluídos na programação. O painel Rede Sustentável destaca a importância das redes de co-design para alavancar a entrada de jovens designers no mercado. No painel de Fio a Pavio a abordagem é sobre o mercado e a demanda crescente de produtos mais sustentáveis. Há discussões sobre possibilidade das empresas se tornarem mais responsáveis e a importância do designer neste trabalho colaborativo com as empresas. Também há o painel Inovação social e Economia de partilha onde o debate é sobre o papel do designer  -- redefinindo conceitos e práticas diante dos desafios sociais e ambientais e também a reinvenção e valorização da tradição do conhecimento artesanal.

No painel Economia Circular há informações sobre o novo modelo de produção, distribuição e consumo do produto de moda. Por fim, os painéis Desenvolvimento Consciente apresenta projectos sustentáveis que já existem no mercado e o painel Sustentabilidade com algumas falas, incluindo a apresentação do mais recente livro de André Carvalhal, A Moda com propósito - manifesto pela grande virada, da Estação das Letras e Cores Editora.

Sobre o movimento Fashion Revolution

O movimento global é liderado por um conselho com importantes nomes da indústria da moda sustentável. Surgiu após o terrível acidente que aconteceu em uma fábrica de roupas em Bangladesh, em abril de 2014, e que deixou milhares de mortos e feridos. Todos os anos, em abril, o movimento realiza ações para conscientizar a população mundial sobre o real custo da moda debatendo sobre os  problemas na cadeia produtiva, uma vez que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que pode envolver milhares de pessoas. Por isso, o Fashion Revolution promover debates para que toda a indústria da moda seja mais sustentável. O objetivo no movimento é reunir organizações que podem criar soluções para uma moda que não cause danos ao ambiente e nem às pessoas. 

* Foto: Por I, Crazy Murdoc, CC BY 2.5
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2243966



Autoria
  • Email

Sandra Vasconcelos

Sandra Vasconcelos

Sandra Vasconcelos é co-founder da Maximize Marketing. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Artes Visuais e Gastronomia (Espanha). Com o blog Babel das Artes, ganhou o Prêmio Nacional Top Blog. Foi finalista no Prêmio Brasil Criativo 2014 do Ministério da Cultura