logo paraiba total
logo paraiba total

Rápidas Sacadas

27 de setembro de 2016

O que fazer?

“Samuel, boa noite!

Me chamo Jefferson Barbosa, tenho 23 anos, moro em Londrina-PR, estou cursando o quarto ano de agronomia e atualmente estou desempregado.

Venho lhe acompanhando pelo instagram e agora pelo “Rápidas sacadas”. Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho, te admiro muito!

A minha dúvida é a seguinte:

Como um estudante sem experiência profissional na área de estudo se encaixa no mercado de trabalho? Pois, todas as vagas que se abrem mesmo as de “chão de fábrica” necessitam experiência. Como terei experiência se não recebo uma oportunidade para aprender?

Obrigado pela atenção!”

Participe Também!

Faça como o Jefferson, mande sua dúvida, crítica ou sugestão para que possamos enriquecer o Rápidas Sacadas para o e-mail: contato@samuelmagalhaes.com.br.

A cabeça do empresário

Infelizmente, muitos empreendedores no nosso país ainda possuem a mentalidade pequena de só contratar o funcionário, caso tenha experiência.

Veja, não estou aqui menosprezando a importância da experiência, afinal, todos sabemos da importância de contar com pessoas experientes no cotidiano de uma organização. No entanto, no meu entendimento, experiência em demasia pode ser prejudicial. Eu explico…

Se todos os funcionários de determinada empresa são experientes, é provável que não tenha ninguém livre de percepções já estabelecidas e vícios de trabalho para poder questionar o que está sendo feito e da maneira que está sendo feito.

Sangue novo traz ideias novas, questionamentos novos e faz com que os colaboradores mais antigos não fiquem acomodados achando que estão com o futuro garantido devido à sua experiência.

Como em toda boa equipe, o segredo do sucesso não está na experiência ou na juventude, mas sim em uma combinação entre os dois. Resta saber, quando o empresariado irá se dar conta disso…

Nem tudo está perdido

Jefferson, essa dificuldade que você tem enfrentado é comum a muitos dos jovens em nosso país! Uma das melhores maneiras que eu conheço para adquirir experiência e se inserir no mercado de trabalho é através das Empresas Juniores.

As EJs são associações sem fins lucrativos formadas por estudantes universitários que visam inserir esses profissionais no mercado de trabalho para que possam ganhar experiência.

Trabalhei durante 2 anos na ADM Soluções, a EJ de Administração da UECE. Uma experiência fantástica onde pude aprender bastante e fazer grandes amizades. Se você tiver oportunidade de

trabalhar em uma EJ, não perca essa oportunidade!

Aviso

Por razões editoriais, a coluna não pode ser publicada inteiramente neste veículo. Para ter acesso ao conteúdo completo, acesse invistafacil.com.