logo paraiba total
logo paraiba total

Rápidas Sacadas 5

6 de setembro de 2016

Semana passada, estive em um evento do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – onde se debateu temas como Ética e Auditoria dentro das organizações. Estavam lá profissionais do mais alto escalão das Big Four – quatro maiores empresas de consultoria do mundo – para debater o tema.

Depois de uma tarde inteira ouvindo alguns dos maiores especialistas do Brasil na área, eis que chego a seguinte conclusão: 

Por melhores e mais bem elaborados que sejam os controles internos para evitar fraudes ou algo do gênero, a maneira mais eficaz de se prevenir esse tipo de desvio é trabalhar os valores da organização de uma maneira muito consistente no dia a dia para que seja criada uma cultura organizacional de transparência, honestidade e ética. Caso contrário, todos os outros controles estabelecidos terão pouca serventia para a empresa.

Por falar em empresa 

Na última quinta, estive reunido por quase uma hora com o Bruno Neves, sócio da Purple Yellow, uma empresa que vem revolucionando a moda masculina brasileira. 

A empresa fica sediada em São Paulo, mas atualmente eles já contam com quase 50 pontos de venda Brasil a fora. Isso sem falar no e-commerce que é um verdadeiro sucesso em vendas!

Em três anos, a Purple Yellow conseguiu fazer o que a maioria das empresas passa décadas no mercado e não consegue: cair no gosto do público. O segredo? Muito trabalho, perseverança, projetos ambiciosos, pé no chão e uma identidade bem definida.

Você pode até não gostar da marca, mas uma coisa você tem que admitir: eles sabem se posicionar. E a primeira coisa que acontece quando nos posicionamos é? Acertou… desagradar um monte de gente. Paciência, faz parte!

Como diria um dos slogans mais conhecidos dos caras: “Fuck You! Fuck tu! Fuck a porra toda!”

Por falar em jovens

No último sábado, um dos artistas mais talentosos e promissores da nova geração, o cantor Iohannes “O Imperador”, fez o lançamento do seu DVD no Mucuripe Music, em Fortaleza.

Tenho a honra de ter o Ioh e seu empresário, Ivonísio Dantas, como clientes, mas minha admiração pelo trabalho que eles vêm desenvolvendo é muito anterior a esse vínculo profissional, o que me deixa totalmente a vontade para elogiar sem ter a sensação de estar jogando confete em mim mesmo.

Para quem conhece de perto a trajetória do Iohannes, sabe do desafio que foi para ele ter que abrir mão do projeto em uma antiga banda para seguir carreira solo. Se foi fácil? Não foi, não é e dificilmente um dia será. O importante é que ele seguiu em frente mesmo assim e vem desenvolvendo um trabalho belíssimo.

Antes mesmo do DVD ser lançado, já é um sucesso! A música “Se tem brigas, tem amor” que conta com participação do cantor sertanejo Gusttavo Lima há várias semanas é a mais tocada das rádios de Fortaleza e já está tocando por todo o Brasil. Tenho certeza que sua trajetória te reserva ainda muitas alegrias! É só o começo…

Por falar em trajetória

Dia 6 de setembro, completo mais um ano da minha trajetória. Agora, são 29 ao todo! 

Próxima semana, falarei mais sobre isso! Por enquanto, só vou dizer que essa proximidade com os 30 me fez modificar algumas coisas no meu modelo de negócios.

Vem muita coisa boa por aí…

Aviso

Por razões editoriais, a coluna não pode ser publicada inteiramente neste veículo. Para ter acesso ao conteúdo completo, acesse invistafacil.com.