logo paraiba total
logo paraiba total

Você precisa de um coach?

5 de abril de 2016

Muito tem se ouvido falar por aí em coaching. No entanto, por se tratar de uma profissão ainda pouco conhecida no Brasil, o coach, muitas vezes, é visto com desconfiança e, em alguns casos, como sinônimo de charlatanismo. Tudo que se relaciona ao tema virou sinônimo de modismo e, na cabeça de muitos, essa moda já já vai passar. Será que vai?

Para que você possa criar o seu juízo de valor sobre isso, é necessário, primeiramente, que entenda alguns conceitos importantes. Vamos a eles…

O coaching nada mais é do que o processo em que, a partir de uma série de questionamentos e reflexões,  um coach –profissional de coaching – irá auxiliar o seu coachee – cliente – a descobrir o caminho mais adequado a seguir para atingir seus objetivos.

Esses objetivos podem ser nas mais diversas áreas da vida: relacionamento; saúde; intelectual; familiar; profissional; financeira, dentre outras. O coachee leva até seu coach uma demanda específica: “Quero arranjar uma namorada!”; “Quero ser promovido!”; “Quero melhorar o desempenho da minha empresa!”; “Quero conquistar a minha independência financeira!”. Ao longo do processo de coaching – que dura cerca de dez sessões – coach e coachee trabalharão em parceria para que esse objetivo seja alcançado.

Em geral, esse trabalho se baseia na reflexão sobre o estado atual e procura o melhor caminho para chegar ao estado desejado. Através da utilização de algumas ferramentas, de perguntas que irão ajudar o coachee a encontrar respostas necessárias e da definição de planos de ação para avançar em direção a meta traçada, coach e coachee caminham juntos em um processo de desenvolvimento e ajuda mútua.

Já fui coachee e sou coach! Por conhecer bem os dois lados desse processo, vejo como é importante o papel que um coach pode ter nas nossas vidas. Enquanto coachee, pude perceber como o processo é poderoso e me ajudou a colocar em prática algumas coisas que foram fundamentais para eu obter os resultados que almejava, mas que, por uma série de razões, eu ainda não tinha feito.

Enquanto coach, percebo exatamente a mesma coisa! Muitas vezes, o que as pessoas precisam é de alguém para fazê-las refletir sobre as coisas, questionar certas verdades absolutas. Alguém que possa ajudá-las a ter um norte quando, muitas vezes, estão totalmente perdidas. Este é o papel do coach: ajudar você a descobrir aonde deseja chegar e o que precisa fazer para chegar lá.

O processo de coaching é focado em resultados, portanto, tudo que é feito é mensurado, o que ajuda principalmente aquelas pessoas que são um pouco indisciplinadas para certas atividades.

Antes que as pedras dos céticos comecem a voar em minha direção, eu digo: Não, o coaching não é a solução de todos os problemas do universo, muito menos a salvação do mundo… não é! Mas de uma coisa eu tenho certeza, para uma imensa parcela da população que não sabe aonde quer chegar ou que sabe, mas está com dificuldade em conseguir chegar até lá, o coaching pode ser o melhor caminho.

Se esse for o seu caso, busque um coach qualificado para iniciar essa caminhada. Se não sua cidade não tiver nenhum, não tem problema, pois as sessões podem ser feitas à distância por skype. Um coach pode ser o que está faltando para você atingir seus objetivos!