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Rápidas Sacadas

24 de outubro de 2016

Inferno

Essa semana, fui assistir ao filme Inferno, estrelado por Tom Hanks. Além de considerá-lo um ator fora de série, achei o trailer do filme fantástico, o que redobrou meu interesse em ir ao cinema.

Tudo isso para ter uma completa decepção, o filme é fraquíssimo!

Quando isso acontece, sempre me pergunto: Como eles conseguiram criar um trailer tão bom de um filme tão ruim?

Simples: mostrando somente o lado atrativo do produto. Resultado? O consumidor compra o ingresso, mas quando se depara com o resultado final – que não estava no trailer – logo se decepciona!

Quer decepcionar seu cliente? Faça com que ele pense que seu produto é muito melhor do que verdadeiramente é!

Quer encantar seu cliente? Entregue sempre mais do que prometeu pelo seu produto!

Lotar salas de cinema é fácil…basta 2 minutos de um trailer bem feito. Mas fazer com que o consumidor saia satisfeito com o que viu e indique o filme para a família e amigos, requer mais. Afinal, um filme demora bem mais que 2 minutos.

Concorrência X Parceria

Esse último fim de semana, fizeram uma feira com vários food-trucks no bairro onde eu moro. Existiam alguns de churros, sorvete, mas a maioria era de hambúrgueres. Ou seja, eram concorrentes. No entanto, foi preciso eles deixarem a rivalidade de lado e se unirem para que a feira pudesse acontecer.

No final das contas, a feira lotou e todos conseguiram faturar bem. Às vezes, é mais inteligente se unir ao seu concorrente do que brigar com ele. Transforme seus concorrentes em parceiros comerciais. Nem sempre é possível, mas muitas vezes é. Como tudo na vida, você só vai saber se tentar.

A consultoria mais barata do mundo 

Se eu dissesse para você que uma empresa de consultoria cobrou R$1 milhão pela prestação dos seus serviços durante 1 ano, você acharia caro ou barato? Provavelmente, você deve estar achando muito caro, afinal R$1 milhão é muito dinheiro, certo?

E se eu disser que a empresa que recebeu essa consultoria foi o Magazine Luiza, uma das maiores redes varejistas do país com centenas de lojas? Agora, talvez você não esteja achando mais tão caro assim, afinal, quem tem centenas de lojas tem capacidade para pagar R$1 milhão, não é mesmo?

E se eu disser que no ano passado o Magazine Luiza teve um prejuízo de R$66 milhões e, após o trabalho realizado por essa consultoria, a empresa conseguiu reduzir seus custos e alavancar suas vendas e somente no primeiro semestre desse ano obteve um lucro de R$16 milhões? Você ainda está achando caro?

É provável que, a essa altura, aquele R$1 milhão já esteja barato…muito barato.  Afinal, se somarmos os R$66 milhões que a empresa deixou de perder com os R$16 milhões que a empresa ganhou no período são R$82 milhões no total. O que é R$1 milhão perto de R$82 milhões, não é mesmo?

E se eu disser que essa mudança de resultados fez com que as ações da varejista se valorizassem nada menos que 340% somente este ano, representando a maior alta da Bolsa brasileira e uma valorização bilionária?

Aquele R$1 milhãozinho tá de graça, né? Caro não é o que tem um preço elevado, mas sim o que não gera retorno pelo valor pago, independente de ser R$ 1 ou R$1 milhão.

Para ter acesso a coluna completa, acesse: samuelmagalhaes.com.br