logo paraiba total
logo paraiba total

As Sete Leis Espirituais Do Sucesso

15 de março de 2016

As Sete Leis Espirituais Do Sucesso, livro de Deepak Chopra, é um convite a percepção e vivência do essencial. Acredito ser uma reflexão importante no inicio do ano ou de qualquer jornada, ou até mesmo para inspirar uma boa guinada em nossas vidas. Abaixo fiz um resumo das sete “leis” proposta nesta literatura publicada em 1994. A prática dessas leis são exercícios excepcionais que propõe sermos um pouco melhores.

1.LEIS POTENCIALIDADES

?Praticar o silêncio. –  Meditar por 30 minutos de manha e à noite. Exercitar ouvir nosso interior é uma dádiva, afinal nós temos todas as respostas às nossas questões existenciais. Comece e aos poucos, pode começar com apenas 1 minuto…

?Comungar com a natureza em algum momento do dia. – Seja alimentar um animal, regar uma planta, um banho de mar, tocar uma flor, abraçar alguém… A natureza é abundante e presente em diferentes formas.

?Praticar o não julgamento. – Abster-se de criticas. Basta recordar que de uma forma ou de outra temos também um “telhado de vidro”.

2.LEIS DA DOAÇÃO

?Dar algum presente a todos que encontrar onde quer que vá. – Vale inclusive um afetuoso sorriso, ou um elogio sincero.

?Agradecer a tudo que lhe oferecido. – Os acontecimentos bons ou ruins são necessários para moldar nossa personalidade. Tudo vem de Deus, seja grato.

?Compromisso em manter a riqueza circulando. –  É  dando que se recebe. Esta verdade compõe um teorema ou fenômeno de “circulação de riqueza” de vários estudiosos, acredita-se que a inercia da riqueza pode ocasionar estagnação ou até pobreza.

3.LEIS DO CARMA

?Observar as escolhas e faze-las de forma consciente. – Somos responsáveis por nossas escolhas, devemos tomar decisões conscientes e fundadas em fatos concretos e dados confiáveis.

?Refletir sobre as consequências de nossa escolha. – A lei do retorno! Colhemos  tudo aquilo que plantamos. Satisfaz a mim e ao próximo? Vamos semear o bem maior.

?Pedir orientação ao coração diante de uma escolha. – Inspirada na Maiuêtica, Ciência Socrática, “Conhece-te a ti mesmo”, isto porque todas as respostas estão em nós, ouçam a voz interior. Esta escolha me traz conforto ou desconforto? Esta resposta é orientadora!

4.LEIS DO MINIMO ESFORÇO

?Praticar a aceitação. – Aceitar o momento come ele é e não como deveria ser. O perfeccionismo é diferente da busca pela excelência. Devemos buscar sempre transformar nossa realidade, mas também saber perceber a beleza da imperfeição.

?Assumir a responsabilidade. – Praticar a autorresponsabilidade. Trata-se de sermos donos de nossas próprias vidas e escolha e assumir todas as consequências disso, sem culpa, com sabedoria.

?Praticar a indefensibilidade. – Não defender seus pontos-de-vista, nem persuadir. Apenas despertar a consciência no outro. Para que provar que estamos certos? Para quem acredita não é necessário e, quem não acredita não reconhecerá a verdade. Cada um tem seu tempo… Um exemplo fale mais que mil palavras. E nos negócios, o cliente sempre tem razão

5.LEIS DA INTENÇÃO E DO DESEJO

?Listar desejos. – Meditar sobre a lista e olhá-la ao dormir e ao acordar. É uma técnica de PNL (Programação NeuroLinguista), a linguagem do inconsciente é midiática, ou seja toda imagem e palavras interiorizadas em nossa mente torna-se uma verdade tão absoluta que todo consciente irá trabalhar em prol deste fato.

?Liberar e soltar seus desejos no ventre da criação, através da meditação. – Nunca houve tanto interesse mundial em estudar os efeitos da meditação. Um deles é criar uma realidade interior que vibra energeticamente em nosso entorno e contagia todo o ambiente. 

?Praticar a consciência presente. – Estar presente em todas as ações. Li um livro que traduziria esta lei como um espetáculo circense com muitas arenas de apresentações. Temos que estar concentrados e focados na arena do número que estamos exibindo para seja sucesso. Ou seja, esteja inteiro na atividade que estiver priorizado para aquele instante, isso será inclusive mais produtivo.  

6.LEIS DO DISTANCIAMENTO

? Comprometer-se com o distanciamento. – Dar a si aos outros a liberdade de ser, evitar imposições, não forçar soluções para problemas, participar sem envolver;

?Transformar a incerteza em essencial para a própria existência. – A incerteza é o caminho para a liberdade. É muita pretensão saber de tudo e ter todas as respostas, e quando isso ocorre a vida muda as perguntas. 

?Entrar no campo das possibilidades. – Neste campo percebemos inúmeras alternativas. Abrir-se para as infinidades de escolhas.

7.LEIS DO DARMA ou PROPOSITO DE VIDA

?Nutrir a divindade que há em você. – Prestar atenção ao Espirito e levar a consciência do que se eterno;

?Listar seus talentos. – Listar o que você adora fazer com esses talentos. Criar abundância a partir desses talentos.  Exercitando essestalentos perco a noção do tempo? 

?Questionar-se como posso servir; como posso ajudar? – Não estamos neste mundo por acaso, é uma verdade universal. Qual a realidade que você gostaria de mudar? Você pode! E nós precisamos de você e de seus talentos para isso. Coragem e Feliz ano novo!