logo paraiba total
logo paraiba total

A importância do Alinhamento Estratégico para Implementação dos Planos de Negócio e Planos de TI

28 de março de 2016

A literatura tem sido clara quanto à importância da implantação da Governança de TI que nada mais é que o alinhamento estratégico entre os planos de negócio e de tecnologia de informação (TI). No entanto, a maior parte dos esforços e atuações enfoca o alinhamento como parte do processo de formulação dos planos e não como uma atividade primordial do processo estratégico da empresa. 

Uma das atividades chaves que hoje a Elleven Consultoria se dedica é no alinhamento estendido visando o processo de implementação dos planos, adicionando-se às mesmas variáveis do processo de formulação a algumas variáveis de alinhamento relacionadas aos métodos, comprometimento das pessoas e recursos, principalmente tecnológicos. Esta atuação deve ser seguida pelas empresas e sugerida por consultores atualizando os empresários que o processo todo da gestão é favorecido quando a tecnologia está totalmente associada ao processo. 

Um fator extremamente importante a ser considerado é a caracterização do tipo de alinhamento para cada um dos estágios do processo de planejamento, ou seja, o alinhamento estático e o dinâmico. Um erro comum e um ponto falho na maioria dos processos é tratar o alinhamento todo como um processo estático. 

A dinamicidade do alinhamento estratégico dinâmico são facilmente percebidos e a máxima de que os dados gerenciais devem estar disponíveis aos gestores com apenas um click e em tempo real  não precisa ser sonho de consumo, deve ser uma realidade na palma da mão.