logo paraiba total
logo paraiba total

Por um Mundo mais Colorido e Sustentável

27 de junho de 2016

Não é de hoje que somos alertados sobre os imensos impactos negativos que nosso meio ambiente vem sofrendo. Cada vez mais, temos menos tempo para reverter essa situação. Parece um jogo de palavras, mas é pura verdade. Se quisermos que nossos filhos e netos tenham maior qualidade de vida, com certeza precisamos mudar as nossas atitudes. Por isso, apresento algumas dicas que podem ser adotadas de forma individual e coletiva para compartilhar e colocar em prática desde já:

•Opte sempre por papel reciclado – assim você diminui o corte e desmatamento de árvores que levam anos para crescer, e de quebra minimiza o impacto na fauna.

•Imprima em frente e verso das páginas – assim você diminui pelos menos 50% do uso de papel e também reduz em 50% o volume de lixo gerado pelo descarte deles.

•Nada de pedra, papel e tesoura – separar o papel dos demais resíduos é fundamental, por isso prefira descartá-lo com alguma empresa ou associação que o destine para reciclagem.

•Use toners e cartuchos remanufaturados – optar por toners e cartuchos reciclados ou recondicionados por uma empresa de responsabilidade, garante a mesma qualidade de impressão dos originais e ajuda a minimizar o volume de plástico no meio ambiente. Plástico este, que precisa de mais de 400 anos para se decompor.

•Mais uma vez prefira usar toners e cartuchos remanufaturados – a cada cartucho remanufaturado são evitados o uso de pelo menos 5 litros de petróleo. Acredite, 5 litros! Imagine o quanto isso pode economizar ao longo de anos…

•Lugar de lixo é na coleta seletiva – separe o seu lixo em vidro, metal, papel, plástico e lixo orgânico;

•Prefira produtos com embalagens retornáveis ou com refil – assim você não gera tanto lixo, gasta menos e ainda estimula as empresas e oferecerem opções mais sustentáveis.

•Seja cliente de empresas que levam a sustentabilidade a sério – essa pode ser considerada a maior de todas as dicas. Quando o cliente permanece fiel a uma empresa preocupada com a sustentabilidade, está mostrando que a organização está no caminho certo. Isso ajuda a promover um comportamento consciente nas organizações e a fazer com que todos concorrentes também adotem ações sustentáveis.

Colocando essas dicas em prática, minimizaremos consideravelmente o impacto da nossa atuação no meio ambiente. Com pequenas ações podemos fazer uma grande diferença. Muito mais que um discurso voltado a sustentabilidade, precisam ser nossas atitudes a comprovar que desejamos um mundo mais colorido e sustentável.