logo paraiba total
logo paraiba total

Dicas poderosas para uma agenda extraordinária!

13 de julho de 2015

Ser efetiva nos negócios, reconhecidamente bem-sucedida nos papéis não profissionais e ainda se sentir plena e feliz é um dos grandes desafios da mulher moderna. Quando nós, mulheres empreendedoras, aderimos ao mundo dos negócios não tínhamos ideia do tamanho da provação que estava por vir… 

Conciliar todas as demandas (domésticas, familiares, sociais, executivas, afetivas e pessoais) exige um esforço extraordinário! Compor todos esses papéis requer muito além de talento e paixão… Muitas atribuições do dia-a-dia da Executiva geram um incomensurável prazer em executá-las, mas quando esta mulher se torna “equilibrista” desses seus multipapéis, tudo pode deixar de ser divertido e virar um verdadeiro caos emocional e corporativo. 

Afinal, como ter uma Rotina de Mulher de Negócios “Feliz” com tudo que nos propomos a ser e fazer? 

A Rotina de uma Mulher de Negócios nem sempre é definida por si própria.  Muitas são as imposições protagonizadas por terceiros (governo, cliente, fornecedor, filhos). Repleta de compromissos extremamente circunstanciais. A rotina pode ser ainda dominada por demandas atribuídas pela família, funcionário, mídia, padrões estéticos, regras culturais, etc. E sem perceber caímos numa armadilha! E nem percebemos as rédeas de nossas vidas escapando de nossas mãos. 

Entretanto, existe a possibilidade de ter uma rotina feliz e plena em todos os aspectos que envolvem uma Mulher de Negócio. Com algumas ferramentas de coaching, de gestão e sabedoria popular, apresento algumas dicas simples e poderosas para uma rotina produtiva, plena e feliz.

1.Tenha um OBJETIVO definido: Ter FOCO de suas ações traz resultados rápidos e efetivos. Para manter você conectada com seu propósito, reforce o inconsciente com imagens do alvo pretendido. Crie um painel ilustrado com imagens que ilustrem seu objetivo e contemple este objeto várias vezes ao dia. E lembre-se: Quem faz tudo, pode não estar fazendo NADA!

2.Trace suas ESTRATÉGIAS: Mais importante do que saber aonde quer chegar (OBJETIVO), é saber como vai chegar. Aproveite seu instinto empreendedor, seja minuciosa, pragmática e meticulosa na elaboração das atividades necessárias para chegar ao seu alvo. Trace planos simples de fácil implantação, que possa ser executado por qualquer pessoa! Apesar de que algumas tarefas domésticas, executivas, familiares e sociais só poderão ser executadas por você, há outras que poderão ser facilmente delegadas a terceiros (colaboradores, familiares, amigos,…). 

3.Saiba DELEGAR: Ao delegar atividades você está se multiplicando! Não se contenha em pedir ajuda! Retalhe alguns projetos em pequenas atividades que possam ser feitas por outras pessoas com perfis adequados. Até mesmo as nossas crianças podem assumir pequenas tarefas e ser aliadas neste processo. Mas permita que o outro cumpra o papel proposto! Às vezes reclamamos que não temos ajuda, mas não oportunizamos isso aos outros, ou pior, os atropelamos. Fazemos isso com marido, chefe, subordinados, filhos, seja quem estiver em nossa frente, pensando que estamos ganhando tempo ou sendo mais eficientes, mas na verdade é pura prepotência e auto-suficiência. Por que faríamos melhor, se este papel foi delegado a esta pessoa? 

4.Classifique suas atividades: Tendo um objetivo desenhado, sabendo exatamente o que e como devem ser executadas as atividades, ordene-as. A classificação pode ser por status, áreas, cronologia, responsável, como quiser. Por exemplo, atualmente classifiquei as minhas atividades em pendências, programadas, novos projetos e sonhos. Com esta organização, é mais fácil eleger prioridades por grupos de atividades.

5.Eleja prioridades: Troquei a expressão “não tive tempo”, por “tive outras prioridades”. Todas temos 24 horas por dia. Se algo não foi feito, talvez não tenha sido importante, mas se foi importante e não foi feito se transformará em urgente, muito rapidamente. E urgências são evidências de mau planejamento das atividades. Tudo deve ser feito em seu tempo de acordo com suas estratégias, prioridades e planejamento. 

6.Tenha uma agenda – Programe as atividades previamente, anote tudo que precisará ser feito, com o tempo adequado para realização. Não adianta, programar para fazer as compras do mês, em apenas 1 hora! Tentar fazer isso é querer sabotar o processo. Só vai deixa-la mais tensa! Não confie que tudo está em sua cabeça, acredite seu HD não é tão potente assim. O exercício de continuamente recapitular mentalmente o que precisa ser feito durante o dia, é mais estressante do que a execução das tarefas. Além do mais, o ato de escrever ajuda a estudar suas ações e permite atuar de forma mais acertada e produtiva.

7.Deixe espaço de tempo para o ócio criativo: Nem só de trabalho vive a mulher, inclua compromissos sociais, amorosos, familiares na agenda, ou reserve um espaço semanal para isso. Está comprovado que o lazer e ócio criativo ajudam a nos tornar mais produtivas e tolerantes. Se inicialmente for impossível, se permita pequenos momentos, tais como se alongar na cama antes de levantar, uma pequena oração ao longo do dia, uma parada para contemplar a natureza, almoços um pouco mais demorados, etc. O importante é, quer seja 15 minutos ou 2 horas, esvazie a mente por um momento. Relaxe!

8.Execute o que foi planejado: Tire proveito do tempo gasto no planejamento realizado e na organização das atividades, executando exatamente conforme programado. Repensar esta programação é retrabalho. Execute! Muitas vezes a execução bem feita corrige qualquer planejamento mal elaborado. E se estiver planejado ir à festinha do filhote, a um spa day,  manicure ou supermercado, durante a semana, tem uma razão especifica para isso, cumpra-a! Saiba que todas as tarefas não profissionais são igualmente importantes às relacionadas aos negócios. 

9. Seja flexível: O planejamento não deve ser engessado como um trilho, mas ser uma trilha fácil e gostosa de seguir. Por vezes as prioridades são reestabelecidas, às vezes o planejamento é ajustado durante a execução, entretanto mantenha sempre o FOCO!  Por vezes será obrigatório o uso de uma palavra mágica para uma Rotina Feliz: “NÃO”. Se permita negar a cumprir o papel do outro, afinal você já tem muitos papéis.

10.Celebre as conquistas: Nada melhor do que a sensação de dever cumprido! Deitar no travesseiro e verificar que toda a agenda foi cumprida, que a execução saiu conforme programado. Esta sensação de ser realizadora, senhora de sua vida, competente e feliz, não tem preço. Aliás, este é preço de sua disciplina, constância, esforço e autodomínio direcionados para suas metas. Comemore tanto as pequenas e as grandes conquistas. 

Estas dicas, bom humor e uma admirável dose de senso de prioridade, além de determinação, flexibilidade e organização. Poderão se transformar em ferramentas valiosas para você assumir as rédeas de sua vida, exercer domínio de sua rotina e ser feliz cotidianamente. Parabéns você conseguiu, vitoriosa!