logo paraiba total
logo paraiba total

O segredo da excelência no processo de tomada de decisão empresarial

22 de junho de 2015

Entender a importância da Tecnologia da Informação (TI) para os negócios ainda é um tabu a ser superado. Os gastos com TI são maiores que os investimentos em tecnologia, isto é, ainda há um déficit na exploração e percepção do valor agregado à TI

A implantação da TI no processo de planejamento e alinhamento com as estratégias do negócio visando auxiliar no controle e monitoramento dos processos e operações empresariais é conhecido como Governança de  TI. Alinhar o planejamento estratégico com o planejamento da TI é uma prática que representa a evolução empresarial visando atender as demandas do progresso do mercado assegurando que a TI agregue valor ao negócio com riscos aceitáveis.

No setor público, esta necessidade também ocorre, porém em maiores proporções, isso porque todas as áreas da Administração Públicas Federal (APF) são críticas. Como fator preponderante, o setor público precisa também prestar contas e atender as missões institucionais, bem como, toda a legislação que rege a APF.

Neste cenário, para que todo o processo de atuação da Governança de TI tenha impacto tanto na Administração Pública quanto nas empresas privadas se faz necessário entender a atual abrangência da Governança de TI e, posteriormente, definir pontos fortes e fracos buscando aprimorar o processo de implantação para auxiliar na tomada de decisão estratégica.

O importante é entender que no basta só comprar bons equipamentos tecnológicos, instalar software renomados, contratar pessoas para a área da TI se o alinhamento entre o negócio e a TI não acontecer.

Desta forma, o importante não é ter e, sim, tirar o melhor proveito dos recursos que já se tem.