logo paraiba total
logo paraiba total

Mulheres na Política

17 de agosto de 2015

Tempos mais remotos as profissões, de um modo geral, sempre tiveram um vínculo meramente masculino, não impedindo que as mulheres de uma forma mais discreta não o façam. Na questão política, não poderia ser diferente: nós mulheres só adquirimos o direito ao voto há mais ou menos 80 anos. Isso significa que já fizemos mudanças significativas e de resultados importantes em um período pequeno de tempo. 

Hoje, temos direitos assegurados de 30% de candidatas em cargos políticos. Considero ainda muito pouco –  deveria já ser de 50%. Digo a vocês, por experiência própria, que ser candidata mulher em meio ao universo masculino não é fácil. Até quando estamos em palanques, eles não querem deixar nós mulheres em lugar visível. Muitas vezes ficam nos empurrando para que não apareçamos. Isso se torna de certa forma engraçado, mas digo a vocês que não é uma experiência muito agradável. 

Sabemos que temos condições de competir com igualdade. Temos sentimentos que naturalmente são essenciais para que possamos ver detalhes e diretrizes que nos colocam com uma visão ampla e focada em determinados assuntos e que beneficiam o universo coletivo e complexo. 

Temos ainda muito a conquistar e, com a nossa união, poderemos chegar muito longe. Por isso mulheres, as mudanças estão em nossas mãos. Escolham candidatas mulheres, somos a maioria, com 53% da população. Só depende de nós.