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Por que meu concorrente fez e eu não?

10 de novembro de 2020

É bem comum olharmos em nossa volta e nos
depararmos com empresas ou profissionais liberais que têm serviços similares e
estão bem à frente de nós. E por que isso acontece?

Para explicar esse “mistério” vou lhe dar
elementos para você visualizar melhor o cenário em que está inserido.

Vamos começar falando sobre a Curva de Valor,
que possibilita uma comparação dos parâmetros de seu negócio em relação aos
concorrentes de forma simples e objetiva.

Identifique seus principais concorrentes ou
então os players similares em seu nicho de atuação. Eleja no mínimo cinco. Em
seguida escolha pelo menos 10 atributos que servirão de comparação como,
qualidade do serviço, preço praticado, abrangência geográfica, fama, tempo no
mercado, localização, requinte, nível de inovação etc. Atribua uma nota de 0 a
10, sendo 10, por exemplo, preço muito alto, excelente fama e localização, alto
nível de inovação e assim por diante.

Acesse o Site deles, LinkedIn, Instagram e
Facebook e busque lá as informações relativas aos atributos selecionados acima.
É claro que você não terá informações precisas, mas servirão como base para a
comparação.

Faça o mesmo com o seu negócio, ou seja,
atribua as notas também para você e em seguida faça a tabulação numa planilha
simples no Excel e verifique em que atributos você está mais deficiente em
relação a eles.

Pronto, está feita a Curva de Valor e se você
tiver mais habilidade pode até transformá-la em gráfico para visualizar melhor.
Com essas informações você já terá uma boa ideia por que seu concorrente está
melhor.

Exemplo real de um Curva de Valor (Foram
ocultadas as empresas).

Mas,
além disso, preciso que você reflita sobre algo também muito importante que
poderá explicar sua força empreendedora e o quanto ela te ajuda a se destacar
no mercado.

Trata-se
do Espírito Empreendedor. O Brasil ocupa a 3° lugar como o país mais
empreendedor do mundo de acordo com estudo da Global Entrepreneurship Monitor.
Essa posição se deve à economia brasileira atual, visto que, segundo dados do
SEBRAE, 70% das pessoas abrem o seu próprio negócio por uma questão de
necessidade. Em razão do insucesso de profissionais no mercado de trabalho,
tornar-se empreendedor acaba sendo a melhor alternativa. Os 30% restantes são
os que investem em novas ideias e as colocam em prática.

Fazendo
uma análise sobre esses dados, não significa necessariamente que esses 30%
sejam mais bem sucedidos, mas será muito interessante observá-los, pois eles
têm mais perspicácia e visão sistêmica sobre as oportunidades.

Agora
você certamente terá mais clareza se o seu Posicionamento de mercado (posição
relativa que ocupam marcas, produtos e serviços nas mentes dos seus respectivos
consumidores) está adequado e o porquê dos resultados de seus maiores
concorrentes.

A dica
final é traçar um plano imediato de adequação à essa realidade, ser audacioso e
disciplinado para colocar em prática tudo que foi planejado.

Por fim, te desejo sucesso, porque sorte está
ligada ao acaso e o sucesso, ao seu esforço.