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Avalie o que mais importa

15 de dezembro de 2020

Em nossa cultura entendemos que um
planejamento deve ser feito próximo ao final do ano. Pra mim, planejar é atemporal.
Qualquer época é época. Basta que você tenha desejos e queira que se
concretizem.

No entanto, existe aquela prática de começar
o ano com o pé direito, já com as ações definidas frente aos seus objetivos.
Sendo assim, vou mostrar pra você como o processo de planejamento da Google,
Intel, Dropbox, Twitter entre outras, pode ser aplicado ao seu negócio e até em
sua vida.

Você deve ter ouvido falar em métodos ágeis,
não é? Focar em poucos objetivos e em resultados esperados, atribuindo
responsabilidades e deixando claro para todos tudo que foi planejado são
premissas do famoso OKR (Objectives and Key Results – Objetivos e
Resultados-Chave).

Essa metodologia foi criada por Andy Grove em
1968 e apresentada por John Doerr ao Google. Em 2017 John escreveu o livro ‘Avalie
o que importa’, que se tornou uma das referência no estudo e aprendizado do
OKR.

Pois então, o que é OKR e como você pode utilizá-lo
em seu negócio e até na vida pessoal? Segundo Oerton Fernandes, seu principal
objetivo é conectar a empresa, equipes e seus objetivos pessoais em prol da
realização de resultados mensuráveis, fazendo as pessoas se moverem juntas na
direção certa.

São passos importantes antes da definição dos
objetivos:

1.  Fazer
uma avaliação do que aconteceu no ano anterior e os resultados alcançados.

2.  Solicitar
a clientes e ex-clientes que lhe respondam a 3 perguntinhas: Antes de você
contratar o meu serviço ou comprar o meu produto, que problema você tinha?
Quais as dificuldades que tinha para solucionar esse problema? Em que nossos
serviços/produtos lhe auxiliaram?

3.  Solicitar
de colaboradores, parceiros e até fornecedores sugestões de melhoria.

4.  Elencar
todas as questões, qualificar por área de atuação e definir o que será
prioritário.

5.  Agora,
defina os principais objetivos que serão alvo da metodologia OKR.

Diante desses resultados, você vai seguir as
seguintes dicas:

1.  Treine
a equipe acerca da metodologia OKR. Explique o que é e para que serve e mostre
que todos terão responsabilidades a cumprir dentro de suas expertises.

2.  Foque
no que é fundamental. Ao iniciar muitas tarefas em paralelo, sem finalizá-las, se
gasta tempo e energia.

3.  Os
KR´s ou Resultados-chave, devem ser métricas e não tarefas. As tarefas são
somente uma hipótese e poderão sofrer alterações, desde que haja foco no
resultado e não nas atividades meio.

4.  Defina
OKRs anuais Top Down ou alto nível (São decisões dadas de “cima para baixo”).

5.  Defina
OKRs trimestrais Bottom UP (de preferência só do primeiro trimestre), ou seja,
abra espaço para a participação dos demais colaboradores nas tomadas de decisão.
Isso os estimularão a serem protagonista, com responsabilidade, motivando-os.
Mas cuidado! Será importante que haja um bom nível de maturidade da equipe e
conhecimento em gestão e entendimento estratégico sobre os propósitos do seu
negócio.

6.  Crie
um ambiente para que todos acessem, tanto o que foi planejado, quanto as
responsabilidades atribuídas.

7.  Elabore
um calendário de acompanhamento onde os responsáveis terão a oportunidade de
mostrar seus resultados e ajustarem os próximos passos.

Como sempre, procuro deixar bem claro e de
forma didática o que você poderá fazer para implementar as dicas de gestão,
liderança e empreendedorismo que escrevo aqui. Avalie o que mais importa e foque nos resultados!

Por fim, te desejo sucesso, porque sorte está
ligada ao acaso e o sucesso, ao seu esforço.