logo paraiba total
logo paraiba total

Gestor, é melhor conselho, orientação ou consultoria?

16 de julho de 2021

Segundo o site dicio.com.br, Conselho é um aviso que se oferece a alguém em relação ao que essa pessoa deve, ou não, fazer numa certa situação; Orientação é a ação ou efeito de orientar, de determinar ou de mostrar a direção, o caminho a seguir; e Consultoria é a atividade em que um especialista compartilha o seu conhecimento em forma de orientações específicas para as necessidades do cliente.

Vou lhe dar um conselho: leia este artigo até o final e veja como agir para melhorar a gestão de seu negócio.

O imediatismo exigido hoje para a tomada de decisões por parte dos gestores implica na busca por soluções rápidas e quase instantâneas.

A questão é quem nem tudo na área de gestão tem efeito imediato, independente da área a ser melhorada. Mesmo assim, alguns clientes nos procurarem para fazer consultorias ou mentorias na busca pelas melhores soluções, e de preferência, de curtíssimo prazo.

Quando se deve procurar um Conselho e quem pode dá-lo? Bem, conselhos podem ser procurados a qualquer momento, desde que dentro do escopo da necessidade do gestor. Pode ser dado por qualquer pessoa de confiança, desde que ela saiba do que está falando. Por exemplo, pedir conselho a uma pessoa que nunca foi gestor de ninguém para a tomada de decisão sobre uma demissão em sua empresa, pode distorcer a solução e tomar seu tempo desnecessariamente, além de correr sérios riscos.

Já a Orientação, que também deve ser dada por alguém da área desejada, precisa de uma análise um pouco mais holística sobre a situação-problema. A questão é que começa aí outro problema: nem sempre quem tem experiência em seu problema saberá fazer uma análise e cima de informações repassadas por você ou levantadas pelo próprio conhecimento desta pessoa. Analogamente, por exemplo, pedir a uma pessoa para lhe dar uma aula de uma hora sore planejamento estratégico sem que ela tenha didática para tal, mesmo sabendo quais são as principais etapas e têb-las vivenciado, vai ficar complicado, não?

A Consultoria tem uma vertente diferente do Aconselhamento, mas pode ter pontos de Orientação, desde que seja feita uma análise mais apurada da situação. Consultoria tem uma amplitude maior e é focada não só no hoje, mas no ontem, com foco em análise de informações passadas, cenários e prospecções de resultados.

Desta forma, a Consultoria precisa ser feita por um especialista que entenda muito sobre o propósito da empresa, quando está bem definido, e senão estiver, precisa desenhar cenários futuros e dar o direcionamento com previsão de prazos e resultados.

Há que se definir indicadores de performance com metas, que precisam ser monitorados periodicamente para que sejam feitos os ajustes necessários durante o percurso.

Não é necessário que espere-se passar vários meses para ver os resultados. Indicamos, que logo após a análise dos cenários passados e presente, seja elaborado um plano de ação emergencial para estancamento de vários problemas pontuais e que não precisem necessariamente de investimentos e dispêndios financeiros.

Por fim, te desejo sucesso, porque sorte está ligada ao acaso e o sucesso ao seu esforço.