logo paraiba total
logo paraiba total

Como ganhar dinheiro mudando de ramo?

30 de março de 2021

Num momento de escassez de clientes muitos empreendedores sentem dificuldade de alternar ou até mudar seu nicho de mercado. A questão é: como ganhar dinheiro com a venda de produtos ou serviços que não são de sua área de atuação atual?

Busco inspiração para escrever mediante observação de cenários e esse artigo surgiu de uma entrevista que concedi à emissora da Globo em minha cidade.

A demanda foi exatamente essa: pessoas que trabalhavam em um ramo e devido à pandemia tiveram que se reinventar. Tipo, a personagem que tínhamos na matéria era uma pessoa que vendia roupas, começou a fazer doces para festas e agora para Páscoa. 

Resolvi transcrever a matéria e acrescentar algumas dicas legais.

Primeiramente, como enxergar no seu potencial uma oportunidade pra fazer diferente? Identifique o que te faz bem, mas não tenha medo de encarar um novo desafio. 

A dica quente é observar nas suas habilidades mais desenvolvidas o que pode ser aprimorado. Por exemplo: cozinhar, vender produtos de terceiros, costurar, prestar assessoria em algo que domina etc. 

Então, como “sair da casinha” para conseguir ganhar dinheiro? Como não ficar preso em apenas uma vertente que não está dando certo? Como enxergar oportunidades?

Veja agora exemplos de possibilidades:

1. Surfe na onda. Veja o que está sendo mais procurado pelo mercado e como as empresas estão oferecendo o serviço ou produto. Modele (copie) o formato e faça também.

2. Revenda produtos e serviços que dão estrutura para tal, tipo os produtos de marketing de rede. Geralmente eles dão todo o suporte, inclusive de treinamentos.

3. Seja parceiro de grandes redes na venda pela internet. Neste caso você fica como se fosse um representante da loja virtual deles e ganhará comissão sobre as indicações de venda.

4. Se tem habilidade em artesanato, pode começar com um produto só (caixinhas, lembranças etc). O importante é testar a aceitação do mercado sobre você e a qualidade do seu produto. Depois você pode ir inserindo mais itens em seu mix.

5. Se tem habilidade em culinária, também pode começar com um produto só (ex: marmitas simples, pastéis de forno).

6. Faça serviço de Freelancer. Por exemplo: design, produção para marketing digital, publicidade, desenvolvimento de software ou assessoria empresarial em alguma área que domina (neste caso, você será um terceirizado).

7. Pode fazer também serviço de manutenção e limpeza específica, tipo em sofás e cadeiras.

8. O serviço de Marido de aluguel (ou pode dar outro nome de for mulher), também é outra opção. Neste caso você trabalhará como Artificie para pequenos reparos.

9. Dê aulas particulares de reforço ou de algo que você tem conhecimento. Muita gente está preferindo cursos mais rápidos tipo micro learning (unidades de aprendizagem relativamente pequenas e atividades de aprendizagem de curto prazo).

10. Se você gosta de animais e tem habilidade para cuidar, pode ser passeador de cães.

Em todos os casos é importante observar três coisas: Planeje antes de começar, não gaste tudo que lucra nas primeiras vendas e avalie com seus clientes se eles estão gostando do seu trabalho.

Por fim, te desejo sucesso, porque sorte está ligada ao acaso e o sucesso ao seu esforço.