Linguagem

Liderança Jovem Ver mais

Intercâmbio, voluntariado e protagonismo

O que, porque e como fazemos na maior organização jovem do mundo

Foto: aiesec
Além de ser a maior organização internacional totalmente gerida por jovens, a AIESEC é também o maior movimento de liderança jovem do mundo. Como uma Organização Não-Governamental, parceira da ONU (Organização da Nações Unidas) e sem fins lucrativos, seu principal objetivo é atingir o preenchimento das potencialidades humanas por meio do desenvolvimento de liderança jovem, mas como? Através de INTERCÂMBIOS!

A AIESEC está presente em mais de 120 países ao redor do globo e possui sede em Montreal no Canadá. No Brasil, ela foi fundada no ano de 1970 e atualmente conta com mais de 40 escritórios ao redor do país e mais de 2.400 membros ativos, tendo em vista que muitos ex-membros (alumni) finalizam suas experiências, e continuam ligados à organização indiretamente.

Existem alguns valores e competências que são fundamentais para organização: O “The Aiesec Way”, eleva o esforço para atingir a paz e o preenchimento das potencialidades humanas ao colocar a confiança na juventude como chave para desencadear um futuro melhor, tendo em vista que a solução fundamental para isso é a liderança, que pode ser desenvolvida em qualquer um.

A organização capacita os jovens para desenvolverem liderança pelo aprendizado de experiências práticas em ambientes desafiadores. Tudo isso, por meio de intercâmbios transculturais e pela criação dessas oportunidades. “Consegues imaginar o que acontece ao mundo quando engajamos e desenvolvemos todas as pessoas jovens?” Esta é a pergunta que nos move enquanto organização a atingir nossa visão de paz e preenchimento das potencialidades humanas.

Tudo isso ocorre enquanto algumas competências são desenvolvidas, tanto como membro quanto como intercambista: Self Aware (Auto-Conhecimento), Conhecendo e vivendo os seus valores pessoais enquanto explora suas paixões e pontos fortes; World Citizen (Cidadão Global), usando da sua habilidade de fazer a diferença no mundo enquanto se conecta com temas globais; Empowering Others (Empoderar Outros), desenvolvendo habilidades de comunicação enquanto impacta pessoas para fazerem o mesmo; e Solution Oriented (Orientado à Solução), tomando decisões para solucionar problemas da melhor forma possível.

É válido ressaltar que a AIESEC trabalha seus projetos voluntários baseados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, uma vez que esta agenda faz parte da proposta da ONU para o mundo em 2030. Além disso, a organização busca cada vez mais ter uma membresia diversa e inclusiva, nos mais amplos aspectos, para que juntos possamos crescer aprendendo uns com os outros e fazendo do mundo, cada dia mais, um lugar melhor.


Autoria
  • Email

AIESEC

AIESEC

A AIESEC é a maior organização gerida por jovens do mundo. Está presente em mais de 120 países e tem como objetivo desenvolver a liderança jovem a partir de experiências de intercâmbio e de time. Em João Pessoa, a AIESEC atualmente possui mais de 60 membros ativos e já realizou mais de mil intercâmbios.