Linguagem

Liderança Jovem Ver mais

Intercâmbio, voluntariado e protagonismo

Intercâmbio Profissional: Uma oportunidade cada vez mais acessível

Foto: divulgação
A curiosidade e o desejo de explorar o novo é algo inato e instigante ao ser humano. Desde que nascemos, o mundo é algo pequeno em comparação aos nossos olhares atentos e curiosos, que estão sempre à procura de ver, viver e sentir experiências de tirar o fôlego. Experiências essas que gostaríamos de parar o tempo para guardar na nossa mente e quem sabe em um potinho.

O verbo e a ação viajar tornou-se muito além do prazer, diversão ou aventuras. Viajar foi ressignificado e virou sinônimo de educação, cultura, investimento e trabalho, sejam eles de curto, médio ou longo prazo. Você pode estar se perguntando como poderia viajar para morar em outro país e trabalhar ao mesmo tempo, parece algo distante e soa até como aquelas histórias que um amigo de um amigo nos conta sobre um primo que recebeu uma proposta para trabalhar na empresa dos sonhos fora do Brasil. 

Bem, vim aqui nesta coluna te ajudar a ressignificar a ação viajar e te convidar a expandir os seus horizontes, e também o seu currículo. Para que você seja aquele ou aquela prima que conseguiu uma oportunidade para trabalhar na empresa dos sonhos fora do Brasil!

Para começar me chamo Ivynna Frazão, tenho 23 anos, sou estudante de Psicopedagogia e apaixonada pelo mundo. Desde de pequena sempre gostei, e MUITO, de explorar! Viajar, nem que fosse para a cidade do lado, era um momento de êxtase, e essa sensação cresceu dentro de mim a medida em que também fui crescendo. Quando criança eu escutei várias vezes o mesmo slogan “Invista em memórias e viagens” isso grudou na minha cabeça como chiclete e foi a partir dele que nasceu 2 intercâmbios, um voluntário para Argentina pela AIESEC, um cultural nos Estados Unidos, e atualmente me planejando para um terceiro com viés profissional.

Com essa mentalidade de investir em experiências, dentro de uma organização que une desenvolvimento + intercâmbio, venho te convidar para não ter medo de fazer as suas malas e se jogar em um mundo de possibilidades profissionais com a AIESEC.

Por que investir e por onde você pode começar?

  1. Como funciona? Primeiro tenha em mente que você vai participar de um processo seletivo internacional então é preciso iniciar um planejamento financeiro para realizar os investimentos, organizar o CV e ter disponibilidade para viajar em até 2 meses após ser aprovado. (A AIESEC te ajuda com todos os processos);
  1. Como está o seu nível de inglês e espanhol? Trabalhar em uma empresa internacional exige o nível de inglês e ou espanhol avançados. 
  1. Há uma idade e duração específica? Sim! É necessário ter entre 18- 30 anos para realizar o nosso intercâmbio profissional e duração entre 6 a 78 semanas. 
  1. Precisa ter experiência no CV? Sim! Fundamental ter experiências na sua área para conseguir uma vaga. Experiências em intercâmbios voluntários, EJs, AIESEC, estágios também contam com experiência. Quando mais, melhor! 
  1. O que uma experiência internacional agrega no meu CV? Quem nunca quis ter uma experiência em gigantes internacionais como a TCS, DELL, Nestlé, DHL, Orhan, PWC? Além do aprendizado, networking e todo um background cultural, o seu CV estará recheado de novas habilidades que irão te destacar no mercado de trabalho;
  2. Possibilidade de ser efetivado na empresa: Mais da metade dos candidatos durante a sua experiência do intercâmbio são convidados a serem efetivados pelas empresas. 


Fale com a AIESEC em João Pessoa, tire suas dúvidas e saiba mais como você pode realizar um intercambio profissional em 2020! Acesse: https://bit.ly/intercambio_JOAOPESSOA !


Autoria
  • Email

AIESEC

AIESEC

A AIESEC é a maior organização gerida por jovens do mundo. Está presente em mais de 120 países e tem como objetivo desenvolver a liderança jovem a partir de experiências de intercâmbio e de time. Em João Pessoa, a AIESEC atualmente possui mais de 60 membros ativos e já realizou mais de mil intercâmbios.