Linguagem

Liderança Jovem Ver mais

Intercâmbio, voluntariado e protagonismo

Porque um intercâmbio é o melhor investimento que você pode fazer na quarentena

Foto: divulgação
O isolamento e a quarentena vêm rendendo bons momentos de reflexão para todos. Desde mudanças na profissão, a necessidade de aproximação com a família, a busca por cursos de capacitação, a vontade de começar algo novo... O pensamento sobre várias decisões tomadas em sua vida, lembrando de momentos com amigos, fazendo planos para o futuro e bem, porque não planejando viagens?

Nesse espírito, que tal tirar os planos de um tão sonhado intercâmbio do papel? Aqui vou te contar algumas vantagens de fechar um intercâmbio agora! Para começar, me chamo Giulia, tenho 21 anos, sou estudante de jornalismo e apaixonada por viagens. Desde pequeninha saio por aí desbravando o mundo, e algo que aprendi nos meus 2 intercâmbios foi que viajar não é despesa, e sim um investimento. Passamos a vida inteira correndo atrás de coisas supérfluas, que não nos preenche. Trabalhando sem parar, juntando dinheiro, economizando. Até nos privamos de momentos de lazer com amigos e família, seguindo as “rédeas” da sociedade de que precisamos comprar a melhor roupa, o carro do ano, o celular da última geração... E gastamos todo nosso esforço e suor com isso.

Bem, há muito tempo atrás eu decidi que não iria me submeter a essa sociedade do consumo, que nos faz correr em voltas como hamsters em uma gaiola. Bens materiais não me levariam para frente, e não levam mesmo.

Em 2018 vivendo a vida que eu sabia que não era para mim, arrodeada de pessoas tóxicas, festas e bebidas caras todo final de semana, gastando meu dinheiro com coisas fúteis, eu decidi mudar. Foi nessa busca por mudança que eu conheci a AIESEC, uma organização jovem que promove intercâmbios com um valor muito a baixo do mercado e com um propósito lindo. Decidi que ia fazer um intercâmbio voluntário para o México, e pouco tempo depois, estava vivendo uma das experiências mais marcantes da minha vida.

Me redescobrindo, desbravando um país novo e totalmente diferente do que eu imaginava, empoderando e desenvolvendo pessoas, conhecendo pessoas de diversos países e criando laços com elas, aprendendo um novo idioma, experimentando comidas, músicas e novos jeitos de viver. Em seis semanas, cresci uns 10 anos da minha vida, aprendi tanta, tanta coisa, que eu passaria dias escrevendo aqui, e eu não falo nem do idioma - no qual eu não sabia falar nem uma palavra quando cheguei ao país, e sai a própria mexicana. Conhecimentos e uma bagagem que realmente não tem preço.

E por que eu te recomendo planejar essa experiência agora?

1.  Mais tempo de se planejar: Parece óbvio, mas com os intercâmbios adiados para o ano que vem, você terá pelo menos 6 meses de planejamento! Tempo para organizar o roteiro do lugar escolhido, colocar tudo que quer conhecer no papel, pesquisar valores, transportes e rotas.... E até aproveitar para conhecer virtualmente alguns espaços que você sonha visitar! Tempo para juntar mais uma grana, e hey! A AIESEC tem uma área só para te ajudar nessa preparação para que você possa viver essa experiência da melhor maneira possível.

2.  Taxas mais em contas: A AIESEC por sua essência já promove intercâmbios muito mais em conta do que outros do mercado, pois é uma organização sem fins lucrativos. E neste momento, facilidades estão sendo implementadas para que você consiga realizar essa experiência!

3.  Fazer um intercâmbio será uma experiência inesquecível:  não quebra, não fica velho e não sai de moda. Para quem pode investir, agora é o momento de tirar esse sonho do papel e viver toda a grandiosidade que só um intercâmbio pode te proporcionar.

Fale com a AIESEC em João Pessoa, tire suas dúvidas e saiba mais como você pode realizar um intercambio em 2021! Acesse: https://bit.ly/intercambio_JOAOPESSOA !

Giulia Leal, diretora de marketing e relacionamento com o consumidor


Autoria
  • Email

AIESEC

AIESEC

A AIESEC é a maior organização gerida por jovens do mundo. Está presente em mais de 120 países e tem como objetivo desenvolver a liderança jovem a partir de experiências de intercâmbio e de time. Em João Pessoa, a AIESEC atualmente possui mais de 60 membros ativos e já realizou mais de mil intercâmbios.