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A importância de uma boa cultura organizacional

31 de agosto de 2020

Uma boa cultura organizacional é responsável por alavancar os resultados da organização e mantém os funcionários cada vez mais engajados. Para isso é preciso de criar uma identidade forte e saber como implementá-la na rotina da organização e dos colaboradores.

Mas afinal, o que é cultura organizacional?

A cultura organizacional nada mais é do que valores éticos e morais, hábitos, comportamentos, práticas, símbolos, valores e princípios. Ou seja a maneira como os colaboradores enxergam a organização e como eles agem dentro dela norteando as atividades e tornando ela única, isso é o que vai diferenciar ela de qualquer outra. E por isso uma cultura organizacional forte é capaz de trazer bons resultados, pois, é sua identidade e representa a forma de pensar, agir e perceber as coisas ao redor. 

Lembrando que clima e cultura organizacional são diferentes

Quando a gente fala em clima organizacional temos pontos voltados para a qualidade do ambiente de trabalho e a satisfação que os colaboradores tem ao estarem nesse ambiente. Falamos sobre os aspectos voltados ao relacionamento entre os colaboradores e com seus líderes, as políticas de RH, os modelos de gestão e outros fatores. E apesar de serem coisas diferentes uma influência na outra, pois, entendendo as insatisfações e motivações dos colaboradores dentro desse ambiente é possível projetar ações com foco na cultura organizacional, assim criar uma relação confiável entre o que o colaborador espera e o que a organização oferece e vice-versa.

E por que a cultura organizacional é importante para minha organização?

Quando estamos em um ambiente de trabalho alinhado com os nossos valores pessoais é muito mais fácil produzir e se manter motivado, é importante definir qual posicionamento da organização  e como ela vai se diferenciar no mercado, e assim conseguiu oferecer um ambiente favorável para o colaborador. 

A cultura interna de cada organização tem seu diferencial, alguns observáveis e outros apenas vividos, mas como um ponto em comum ela precisa ser clara para que os colaboradores entendam seus benefícios e a identidade única que a organização carrega, é preciso estabelecer práticas e políticas positivas.

Dentro dessa perspectiva a empresa ganha um ambiente mais saudável e passa a ter um maior número de colaboradores, se torna uma empresa alinhada como seu propósito.

Quais os benefícios de se ter uma cultura bem definida?

Existem inúmeros fatores que agregam através de uma cultura organizacional forte e bem implementada e com isso maximiza fatores como, fortalecimento da marca e da imagem da organização; aumenta os índices de produtividade; passa a ter um maior alinhamento e engajamento das equipes e dos colaboradores; tem uma maior retenção de talentos e uma competitividade mercadológica. Como falado são inúmeros fatores que podem vir a beneficiar a organização através de uma boa cultura organizacional, e isso depende muito de como esse posicionamento vai ser feito.

Mas e aí?

Criar uma cultura organizacional e manter ela viva dentro da organização muitas vezes não é uma tarefa simples, é como um quebra-cabeça onde todas as peças precisam se encaixar,  mas não antes de tentar e errar, mesmo não existindo certo e errado, pois, cada organização possui características próprias. É preciso entender pontos estratégicos como: Qual a missão da empresa, a visão e valores que ela carrega, esses pontos precisam estar integrados seguindo um propósito, envolver os colaboradores engajado-os neste processo é fundamental para que a implementação seja bem-sucedida, afinal eles também viverão ela na rotina da organização.

Organizações como a AIESEC utilizam a metodologia do Golden Circle para ajudá-los a definir esses pontos estratégicos e assim entender o propósito da organização, como atuam e o que fazem. Dentro dessa metodologia encontram-se três perguntas: Why? (Qual a sua causa? Em que você acredita?) How? (Qual o seu método? Como nós atingimos o nosso porquê?) e  What? (O que atingimos?).  Essa metodologia pode servir como norteador dos pontos estratégicos e assim delimitá-los e solidifica-los.

E depois de montar sua cultura organizacional é importante saber como implementá-la da melhor maneira. É preciso uma comunicação forte com os colaboradores para que eles consigam agregar esses pontos no dia a dia da organização, ter um documento oficial com todas as delimitações, é importante disseminar a cultura pela empresa em todos os níveis, destacando todas as regras expressas e implícitas sempre que possível.

E para manter essa cultura viva é preciso que sejam vistas e assim lembradas diariamente, todos devem estar em uma só página dentro da organização, ver pessoas que promovam arrisca o que quer ser passado é importante, líderes precisam mostrar estão alinhados com o que falam.

Implementar a cultura organizacional não é algo simples, é uma construção diária, todos os fatores traz boas retribuições.

Exemplos de sucesso- 

Google: Possui uma cultura organizacional voltada para a gestão de pessoas e seu bem estar, incentiva a criatividade, o engajamento e a motivação das equipes, com um ambiente inspirador, informais, divertidos e coloridos. Formando equipes leais e maior empenho no atendimento ao cliente.

Facebook: Aposta na flexibilidade de padrões e no crescimento de seus profissionais. É um local que permite um código de vestimenta descontraído e trabalha com uma hierarquia mais horizontal. Além disso, valoriza a comunicação interna e a inovação.

Magazine Luiza: A forma horizontal de agir e o foco em pessoas tornou a cultura forte, engajou os colaboradores e reafirmou os valores da corporação. A empresa buscou no processo de recrutamento e seleção, identificar perfis de colaboradores que se encaixem na cultura organizacional.

Viu como é importante uma cultura organizacional forte? Faz diferença né!

E agora que você entende as importância, que tal analisar como vai a cultura da sua organização? Ou até mesmo implementar na sua empresa e buscar atingir maiores resultados?

Como falado priorizar a cultura da sua empresa é importante, pois, ela é a essência da sua marca e o legado da organização.