logo paraiba total
logo paraiba total

Planeje seu intercâmbio e confira como baratear os custos

3 de agosto de 2020

Quem nunca ouviu falar em intercâmbio? E quem nunca acreditou que fosse uma realidade muito distante acontecer na sua vida? Esse é um texto para você.

Nos últimos anos, o termo intercâmbio vem se tornando muito mais comum entre os jovens e a vontade de conhecer um idioma, aprender coisas novas, viajar o mundo e conhecer novas culturas é um dos principais fatores para quem busca um intercâmbio nos dias de hoje, principalmente com o isolamento, onde muitas pessoas que estão pensando em viajar e investir um valor neste campo, está se programando muito e com bastante antecedência.

Viajar, conhecer outros idiomas e viver na prática uma experiência voluntária ou profissional parece distante e muito caro, certo? Venho aqui mostrar que não. Abaixo, você terá incríveis dicas de como planejar uma viagem no meio do isolamento e baratear ainda mais um sonho, que até antes de ler essa coluna, poderia ser bem distante.

1- Defina o que você quer: Na primeira etapa, você deve responder perguntas: É um intercâmbio profissional? É um intercâmbio voluntário? Ou só quero conhecer uma cultura em pouco tempo? Após isso, você já tem definido onde vai procurar vagas, empresas e organizações que oferecem o que você está buscando.

2- Defina data: A data é uma das principais coisas para quem está planejando viajar com antecedência. Porque é ela quem dirá quais serão os seus gastos mensais, porque pode ser uma viagem em 6 meses, um ano ou até dois.

3- Lugar e cidade: É enorme o leque de lugares que queremos conhecer e viajar. Nesse ponto, deve-se levar em conta moeda local, custo de alimentação, moradia e transporte (nada de planejar um intercâmbio em uma cidade que você vai gastar muito para se locomover todos os dias né?)

4- Comece o planejamento: O que quero conhecer? Quais serão minhas inegociáveis? É comum você se deparar com inúmeros lugares que quer conhecer, mas infelizmente possa não dar tempo e nem sobrar dinheiro para conhecer todos, então monte uma lista dos principais gastos que você terá com passeios. Esse é um ponto importante porque você pode pesquisar muitos lugares que, às vezes, são gratuitos durante a semana ou que não cobram para estrangeiros.

5- Aplicativos de passagem: Nada melhor do que garantir a sua passagem mais barata né? Primeiro ponto é baixar aplicativos que te ajudam a encontrar essas passagens e ativar as notificações. Outra dica de ouro é: Nada de preferir datas de passagens em feriados ou finais de semana, já que tendem a aumentar, além de que se for possível, escolha datas de baixa temporada, como meses que não são férias do Brasil.

6- Aprendendo um idioma: Mesmo indo realizar o intercâmbio para aprender uma nova língua, é bom você saber se comunicar naquele idioma. Então aplicativos como Duolingo podem te ajudar nessa missão muito importante e te tornar bilíngue antes da sua viagem, imagina?

Por último é importante lembrar que o lugar que você vai pode ser muito diferente do clima da sua cidade natal, então dá aquela garimpada no guarda roupa da sua casa e se planeja caso precise comprar roupas e acessórios para enfrentar o frio ou calor.

Essas foram as principais dicas para você se planejar financeiramente e ter um tempo para dividir os gastos antes da data tão sonhada. Indico sempre buscar pessoas que já viajaram ou que moram nos lugares para trocar uma ideia e perguntas dúvidas do dia a dia. Qualquer coisa, você pode nos procurar que estamos sempre querendo impactar mais pessoas nos nossos intercâmbios.

Para mais informações, entre em contato conosco pelo link: bit.ly/intercambio_JOAOPESSOA