Linguagem

Liderança Jovem Ver mais

Intercâmbio, voluntariado e protagonismo

O outro lado da vida: Minha experiência como voluntária no Peru

Dizem que cada um de nós é nada mais que um mosaico. Das pessoas que conhecemos, dos lugares por que passamos e das experiências que vivemos. Talvez por isso, sempre busquei conhecer um pouco de tudo e estar em contato com realidades tão diferentes da minha quanto possível.

Fui apresentada à AIESEC em 2018, através de amigos. A ideia da organização parecia fantástica: visitar outro país, vivenciar uma nova cultura, tudo isso enquanto desenvolvia um projeto social. Um intercâmbio com um propósito maior que se alinhava com meus ideais. Fechei meu intercâmbio voluntário no mesmo ano, viajando em julho de 2019 para Lima, no Peru, para realizar um projeto com crianças e jovens em hospitais infantis da cidade.

Foto: Barbara
Eu estava ansiosa pela viagem, poder conhecer novos lugares, gastronomia, pessoas e muitos mais. Tinha planos de viajar por tantas cidades quanto possível: antes do início do projeto, fui de ônibus de Lima até Uyuni, no sul da Bolívia, parando por outras cidades no caminho. Vi cânions, vulcões, ilhas artificiais em lagos, cactos gigantes e desertos de sal. Essas paisagens já me impactaram profundamente, mas nada poderia me preparar para o que vi depois durante meu projeto. Voltar do turismo direto para a rotina dos hospitais foi um choque de realidade necessário. Vi a dor nos olhos de pais pelo sofrimento dos filhos, crianças que estavam no hospital há dias, outras há semanas, vi o medo de procedimentos que elas não entendiam e a saudade da escola e dos amigos.

Mas mais que isso, vi também andares e andares de histórias, quartos que se iluminavam com sorrisos. Crianças que brincavam apesar dos curativos, que falavam entusiasmadas sobre seus cantores favoritos, ou que mesmo tendo perdido grande parte da visão, tentavam desenhar seus desenhos favoritos pra dar de presente para os voluntários que conheciam. Luanitas, Dianas, Samuéis e Edgares, entre tantos outros, que me fizeram enxergar a vida de forma totalmente diferente e se tornaram novas partes do mosaico que eu sou hoje. A eles, minha gratidão.

- Bárbara Rosa, gerente de experiências da AIESEC em João Pessoa

Para mais informações sobre os intercâmbios da AIESEC acesse: bit.ly/novembrotaoff

Autoria
  • Email

AIESEC

AIESEC

A AIESEC é a maior organização gerida por jovens do mundo. Está presente em mais de 120 países e tem como objetivo desenvolver a liderança jovem a partir de experiências de intercâmbio e de time. Em João Pessoa, a AIESEC atualmente possui mais de 60 membros ativos e já realizou mais de mil intercâmbios.