logo paraiba total
logo paraiba total

A importância do Voluntariado no Mercado de Trabalho

19 de junho de 2020

Os jovens correspondem a 41% dos desempregados no Brasil. E uma das maiores preocupações é a exigência de experiência nas vagas de emprego. Uma opção para atender esse pré-requisito, é ter experiências de voluntariado.

O trabalho voluntário vem ganhando espaço no mercado de trabalho atual por promover diversas perspectivas para seus atuantes. Network, habilidades de sociabilidade e também de trabalho, são pontos que agregam valor a experiência de qualquer profissional.

Existem diversos nichos de voluntariado, é importante ressaltar que o caráter voluntário não altera a seriedade da função. Então, é de suma importância que a dedicação e o esforço empregado nas atividades sejam de qualidade.

Casas de apoio, ONGs e escolas são algumas das instituições que abrem esse leque de causas sociais, assim como as empresas Juniores, que possibilitam experiências do mundo corporativo. 

O mundo do voluntariado também possibilita a internacionalização desse papel, já pensou em ser voluntário fora do país? Também é possível! Organizações como a AIESEC, permitem que o voluntariado não se limite a fronteiras.

A AIESEC é conhecida como a maior rede de liderança jovem do mundo, além de promover intercâmbios também viabiliza o voluntariado na própria ONG. A entidade surgiu em 1948, com o intuito de reduzir a barreira das diferencias através de liderança. 

A AIESEC promove um networking mundial, por estar presente em mais de 120 países, e é referência em protagonismo juvenil. 

Para saber mais sobre essa e outras oportunidades, acesse: aiesec.org.br/membresia

Rorion Silva, Diretor de Gestão de Pessoas da AIESEC em João Pessoa