Linguagem

Liderança Jovem Ver mais

Intercâmbio, voluntariado e protagonismo

Como as agências de intercâmbio estão lidando com a COVID-19?

Foto: divulgação
Em tempos de pandemia, a última coisa que as pessoas pensam é em fazer intercâmbio (o que é natural).

De acordo com dados da United Nations World Tourism Organization (UNWTO), nos primeiros quatro meses de 2020, o turismo internacional teve uma queda de 22% em comparação ao ano anterior no mesmo período.

Ao mesmo tempo que a falta de demanda ocorre, aumentam-se as oportunidades, principalmente quando se trata dos intercâmbios corporativos.

Essa modalidade de intercâmbio consiste em estagiar em uma empresa em outro país, e atualmente é uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho internacional, tendo em vista que 60% dos intercambistas são efetivados.

Sim, existem menos vagas em decorrência da COVID-19, porém, a redução do número de intercambistas é muito maior proporcionalmente falando.

Parece estranho o que vou falar agora, mas esse é o melhor momento para se fechar um intercâmbio.

As passagens aéreas estão mais baratas, a concorrência para conseguir uma vaga internacional está menor, e o melhor de tudo isso é: mesmo você fazendo o investimento do intercâmbio hoje, a data de realização fechada pela experiência é só mais para frente.

Quando se trata dos intercâmbios corporativos e voluntários, a AIESEC se destaca ofertando as melhores oportunidades do mercado. Um dos pontos de destaque da organização é que, o certificado de conclusão da experiência de intercâmbio é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Outra informação muito interessante sobre a organização, é que, em 2020, o comitê de João Pessoa da AIESEC entrou na lista dos 50 melhores escritórios do mundo quando se trata de qualidade.

Multinacionais como Dell, DHL, Electrolux, GSK, TATA Consultancy Services, Sony, dentre várias outras, são algumas das empresas de destaque que oferecem oportunidades pela plataforma da AIESEC.

“Ok, estou interessado em realizar um intercâmbio em uma empresa, quais são os pré-requisitos?”. A modalidade corporativa exige que você tenha entre 18 a 30 anos, inglês e/ou espanhol em nível avançado, e experiência profissional anterior.

As áreas que ofertam mais oportunidades profissionais pela AIESEC são: Vendas, Gestão, Finanças, Tecnologia da Informação (TI), e Letras (inglês ou espanhol). A área de Engenharia também possui algumas oportunidades, porém em um volume bem menor que os outros, tendo a concorrência mais elevada do programa.

No outro lado da moeda, temos os intercâmbios voluntários. Caso você não tenha inglês e/ou espanhol avançado, experiência profissional ou então não se encaixa em nenhuma área da modalidade corporativa, o intercâmbio voluntário possui grande flexibilidade. Para aqueles que possuem o interesse em uma imersão linguística e cultural, é uma excelente oportunidade para se desenvolver o idioma.

Além disso, existem projetos que envolvem algumas das áreas que não oferecem oportunidades na modalidade profissional. Arquitetura, Design de Interiores, Engenharia, Gestão, Ensino de Idiomas, dentre outros, são algumas das áreas contempladas. É um grande erro pensar que os trabalhos voluntários não são impactantes para o currículo, muito pelo contrário, as empresas observam com bons olhos para as pessoas que possuem esse viés voluntário.

A grande dica, para você leitor, considerando a experiência internacional ou não, é, não fique parado da pandemia. Faça alguns cursos, estude algum idioma e avalie as oportunidades do dia de hoje. Aquele que investe em si no dia de hoje, é o contratado do dia de amanhã.

Caso queira conhecer melhor a AIESEC, acesse https://bit.ly/intercambio_JOAOPESSOA e faça seu cadastro! Há vagas disponíveis até 2022.

- Gabriel Sátyro, gerente de intercâmbios profissionais


Autoria
  • Email

AIESEC

AIESEC

A AIESEC é a maior organização gerida por jovens do mundo. Está presente em mais de 120 países e tem como objetivo desenvolver a liderança jovem a partir de experiências de intercâmbio e de time. Em João Pessoa, a AIESEC atualmente possui mais de 60 membros ativos e já realizou mais de mil intercâmbios.