Linguagem

Liderança Jovem Ver mais

Intercâmbio, voluntariado e protagonismo

Porque eu, jovem, devo buscar desenvolver liderança?

Nossa geração jovem já foi introduzida em um mundo modernizado, com esse desdobramento tecnológico, temos cada dia mais as pessoas conectadas quase que totalmente no ciberespaço e, consequentemente, podemos ter acesso a diversas pessoas e assuntos.

Foto: Leonardo
O imediatismo nos força a liderar, se impor, a mostrar nossa perspectiva e escolher os conteúdos que queremos ter acesso ou não. A partir do momento que estamos dentro da internet, estamos de forma quase involuntária exercitando nossa tomada de decisão.

Uma das coisas que mais fazemos sem perceber, é liderar, e existe liderança em tudo que fazemos hoje em dia. Seja tomar a frente na hora de se fazer uma feira mensal com sua família, seja separar os temas de cada integrante do seu grupo de estudo para se montar uma apresentação.... E tudo isso é essencial para se capacitar e acompanhar os avanços do mundo.

Buscar liderança vai além de delegar atividades e funções. Eu tenho muito a visão de liderança como uma imersão coletiva num objetivo em comum, onde você é uma peça que tem uma visão holística e vai ajudar não só você a alcançar esse objetivo, mas os dos seus aliados também. Em todos os cargos da organização você tem a oportunidade de desenvolver esse senso de liderança e, de fato, encabeçar algum movimento por meio das postulações.

Dentro da AIESEC trabalhamos tendo a noção de organização, de área, de time e individual, então são infinitas possibilidades de se impor e poder escrever tua história, com autonomia e verdade, além de poder socializar, se desenvolver pessoal e profissionalmente. É uma enxurrada de experiências que você absorve de diversas maneiras.

Minha experiência como membro na AIESEC foi na área de B2C (Business to customer), basicamente o Marketing da organização, e consegui desenvolver liderança em diversos aspectos, um deles foi a autonomia nas criações e desenvolvimento das peças, e na busca de pessoas em potencial para fechar  intercâmbio.
  Esse desenvolvimento progressivo de liderança me proporcionou autoconhecimento, melhora da oratória, me deu mais confiança nas funções que desempenho e na minha relação com as outras pessoas, desenvolvendo empatia, compreensão, reconhecimento e milhões de coisas que pude agregar a mim mesmo em apenas 6 meses. Definitivamente, a organização te faz evoluir a todo instante. 

O mais importante de tudo isso é despertar em você o desejo de poder fazer cada dia mais, não só para as pessoas ao seu redor, mas fazer o melhor para você também, tendo a ciência do bem em comum e a experiência que você quer ter durante o tempo que você está imerso nesse mundo.

- Leonardo Calaço, membro de marketing para intercâmbios voluntários da AIESEC em João Pessoa.


Autoria
  • Email

AIESEC

AIESEC

A AIESEC é a maior organização gerida por jovens do mundo. Está presente em mais de 120 países e tem como objetivo desenvolver a liderança jovem a partir de experiências de intercâmbio e de time. Em João Pessoa, a AIESEC atualmente possui mais de 60 membros ativos e já realizou mais de mil intercâmbios.