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SPFW: a maquiagem oficial e outras parcerias

Foto: divulgacao
A semana de moda mais bem referenciada do Brasil acontecendo entre 21 e 26 de abril e o renascimento de uma das linhas de maquiagem da Natura Cosméticos sendo anunciado no evento... Falo da São Paulo Fashion Week e da Aquarela, que está com portfólio de produtos renovados, com embalagens renovadas e – o que muito nos interessa – nova forma de comunicar também.

Não é inédita a participação da marca de beleza na SPFW. Por edições consecutivas, a Natura é nome patrocinador. Nessa 45ª edição, posicionou a Aquarela como a patrocinadora máster, a maquiagem oficial da semana de moda – e, por isso, está em todos os backstages dos desfiles que você conferiu, os maquiadores estiveram em ação maquiando modelos com os produtos da linha já repaginados. Além disso, a marca ainda cocriou, pela primeira vez, produtos exclusivos com três maquiadores: o querido Marcos Costa, Amanda Schön e Rodrigo Costa. Daí, resultaram tons diferentes de sombras e batons para os desfiles. “As cores dos produtos representam o Brasil – colorido, iluminado, uma mistura de etnias absurdamente linda”, comentou Marcos Costa.

Aquarela é divulgada como a maior marca de maquiagem da Natura e, no evento, em São Paulo, lançou nova comunicação e novos produtos e embalagens – que já chegam ao mercado neste mês de abril, vendidos a preços promocionais.

A nova roupagem das embalagens da linha tem um design mais moderno e tom verde-escuro – é “a essência verde da Natura”, como diz a diretora da unidade global de maquiagem da empresa, Fernanda Rol –, que valoriza as próprias novas cores dos produtos. Você vai ver que a embalagem dos batons, por exemplo, traz, na tampa, uma borda transparente com efeito zoom, como uma lupa – posso dizer que é um diferencial que facilita identificar a cor. 

O relançamento de Aquarela reforça o conceito já conhecido de ser uma marca colorida, que valoriza a diversidade, além de ajudar a construir um legado criativo de brasilidade e beleza através da maquiagem. O novo conceito, portanto, também convida a mulher a revelar “todas as cores da sua beleza” por meio da expressão “+É+” – um trocadilho com a expressão “menos é mais” –, que significa mais produtos, cores, beleza, brasilidade e “borogodó”, aquele “algo a mais” que a brasileira tem. Esse conceito, na visão da gerente de marketing e ativação de maquiagem, Érica Vieira, “é um convite libertador, que propõe a ousadia e a quebra de regras na hora de se maquiar. Aquarela quer mostrar que não existe certo ou errado e que o ato de se maquiar é um instrumento de descoberta e empoderamento, que faz com que as mulheres se sintam mais bonitas e confiantes. Exercício diário de libertação e reconexão com nós mesmas, que faz com que a gente revele uma diferente mulher a cada dia”.

E foi para transmitir essa ideia que a marca convidou um grupo criativo composto por diretores de arte, fotógrafos, maquiadores e editores de moda para dar vida ao novo olhar da Natura Aquarela: policromático, criativo, diverso e representativo do +É+. Para esse novo jeito de comunicar, trabalharam juntos o conceito os maquiadores Rodrigo Costa, Daniel Hernandez e Helder Rodrigues, o stylist Paulo Martinez e os fotógrafos João Ávila, Josefina Bietti e Mar+Vin. A partir de agora, ensaios inspirados nas manifestações culturais e expressões artísticas do Brasil, tais como Maracatu e Cangaço, entre outros, serão vistos na revista Espaço Natura e em toda a divulgação da nova Aquarela.

Sobre a 45ª SPFW, destaco aqui na coluna a participação das marcas Osklen, PatBo, Memo e Amir Slama. A primeira desfilou o conceito do novo luxo, o que tem responsabilidade socioambiental, em parceria com a Swarovski, marca reconhecida mundialmente em produção de cristais que segue normas éticas e ambientais no processo de produção. No desfile da coleção de Inverno 2018, denominada “Asap - As Sustainable As Possible | As Soon As Possible”, os cristais foram vistos em cadarços e mochila. Já o Inverno da estilista PatBo foi desfilado em parceria com a designer de acessórios Claudia Arbex e com Manolita para a assinatura dos sapatos. A Memo apresentou performance que anunciava uma coleção cápsula junto à marca Isolda. E o estilista Amir Slama desfilou criações adornadas com acessórios de pérolas assinados pela grife Júlio Okubo.


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Marianna Vieira

Marianna Vieira

Marianna Vieira (@mariannavieiraa) é jornalista e especialista em Assessoria de Comunicação e Moda. Há sete anos, faz o jornalismo de marcas, falando sobre o mercado publicitário e ações, em geral, no Meio de Propaganda (@meiodepropaganda). Contato: contatomeiodepropaganda@gmail.com