logo paraiba total
logo paraiba total

As adversidades

22 de março de 2016

Nesta oportunidade, diante de tantas tragédias que temos visto acontecer, resolvi falar um pouco sobre as adversidades. Adversidade  é todo fato que acontece em nossa vida, que nos causa prejuízo, incomodo, desconforto, tristeza, podendo até mesmo mudar toda essa nossa vida. Todos nós estamos sujeitos a estes acontecimentos que fogem de nosso planejamento. Quem na vida não teve um acontecimento destes? Uma separação conjugal, a perda de um emprego, o fracasso em um concurso, um aborrecimento com filhos, o acometimento de doença grave própria ou de algum familiar ou amigo, a perda de um ente querido etc. 

Às vezes, os acontecimentos realmente são desastrosos, que causam  grande sofrimento. Lembro-me de um exemplo interessante: anos atrás, conforme foi amplamente divulgado pela mídia, caíram por terra alguns prédios que foram construídos por um cidadão de nome Sérgio Naya. Os imóveis foram feitos irregularmente, inclusive com utilização de material inadequado. O que se viu é que, famílias inteiras, que guardaram dinheiro por anos ou se endividaram com empréstimos, de repente, da tranqüilidade do lar, foram para a rua, somente com a roupa do corpo. Nada mais, nem sequer um documento. Em questão de segundos perderam tudo. Vidas que foram transformadas, completamente.

Existem algumas correntes filosóficas e religiosas que defendem a tese  de que isto faz parte da próprio existência do indivíduo. Ele está colhendo o que plantou nesta ou em vida anterior. Nada mais seria do que o efeito diante de determinada causa. O indivíduo ficou doente porque descuidou da saúde em  determinada época; o  indivíduo comprou o imóvel e não verificou a idoneidade do construtor nem a qualidade do material; houve a separação conjugal porque o casal não se preparou para o casamento ou não cuidou convenientemente da vida a dois; a assim por diante.

Mas tem como se evitar a ocorrência de determinada adversidade em nossas vidas? Creio que, em determinadas situações, podemos evitar a sua ocorrência. Muitas das vezes deixamos de tomar certos cuidados, por negligência talvez, ocasionando daí as situações difíceis. Pensamos comumente que acidentes de trânsito somente ocorrem com outras pessoas. Doenças graves, também etc. Às vezes, por um simples problema de trânsito surge uma discussão que poderia ser evitada, mas que gera, talvez, uma tragédia. A má utilização de uma palavra com o cônjuge ou com um amigo pode gerar um desamor ou uma inimizade. E aí, quando acontece, nos desesperamos.

Mas existem várias outras situações que fogem da nossa previsibilidade. Mas o certo é que, as adversidades atingem a todos os seres. Problemas todos nós os temos. Só mudam o tipo, a natureza. Mas o mais importante de tudo isto é o nosso comportamento nestas situações. Como encarar o amanhã; como enfrentar o problema. Eis aí a grande questão. Há de se lamentar, mas há de se criar forças para enfrentar a nova situação. Não adianta continuar o lamento. Não é fácil, mas há de se prover de energias para começar tudo de novo, pois a vida continua. A solução é, como diz o dito popular: levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.