logo paraiba total
logo paraiba total

As escolhas

8 de junho de 2015

Logo que surgiu a série de filmes Harry Porter, tive a curiosidade de assistir ao primeiro deles a fim de inteirar-me daquele modismo que tanto sucesso fez nas camadas infantis e adolescentes.

Uma das últimas cenas, um personagem  idoso e barbudo (não me recordo o nome) disse para Harry: “Mais importante que as habilidades são as escolhas.” Meditei muito sobre estas palavras e até hoje vejo o quanto de verdade elas encerram. Quantas pessoas inteligentes, habilidosas, trabalhadoras empregam essas qualidades no exercício do mal, enquanto que poderiam empregá-las em objetivos honestos. Conheço dezenas de pessoas que escolheram o lado errado da vida, e se deram mal. Também me enquadro nesta situação, ao fazer um retrospecto de minha vida, quando poderia obter melhores resultados se tivesse feito escolhas certas. É bem verdade que nunca me afastei da honestidade, mas poderia ter alcançado sucesso com mais rapidez e com menos sofrimento. 

Isto acontece com todo ser humano que, por várias vezes se depara com  situações em que tem que fazer a escolha do caminho a percorrer. O grande desafio é saber se manter ponderado e não se iludir com situações sedutoras que sempre se apresentam, às vezes, até de maneira insidiosa. O lucro fácil, a riqueza rápida etc. –  tudo isto pode trazer e por certo trará consequências funestas para a vida.  Lembro-me de um professor que sempre dizia: “o diabo ensina a fazer mas não ensina esconder.”

Exemplos clássicos estamos vendo na classe política atual. Indivíduos que poderiam empregar suas habilidades em prol do país e de seu povo, no cumprimento daquilo para o qual foram eleitos, mas escolheram o caminho da corrupção, para satisfazer aquilo que chamamos de ganância. Não se contentam com os gordos salários e gratificações, mas querem sempre mais.

È necessário, pois, que possamos meditar bastante diante das escolhas que muitas das vezes se nos apresentam no decorrer da vida. Assim, teremos condições de livrarmos das facilidades suspeitas e fazermos as escolhas certas, sempre dentro da honestidade.