logo paraiba total
logo paraiba total

Defesas mentais

7 de julho de 2015

Graças aos  avanços tecnológicos, hoje, mais do que nunca, somos alvos de todo tipo de pensamento que influencia nossas vidas. Esses pensamentos são de toda índole, quer nos campos social, econômico, político, religioso e vários outros. Cito como exemplo aqueles pensamentos consumistas, onde homens e mulheres, estas mais do que aqueles, se sentem escravos da moda.  Não resistem às vitrines e compram artigos que não necessitam e que nem sabem se poderão pagar por eles ou não. Outros não conseguem nem dormir se assistem a noticiários violentos. Há aqueles que acreditam nas centenas de dietas milagrosas de emagrecimento ou promessas de salvação da alma. Outros há também que não conseguem se livrar da televisão, do computador ou do celular. Poderíamos citar centenas de outros exemplos de pensamentos que influenciam nossas vidas, desde aqueles que nos atingem no quotidiano até os de grande magnitude, como no pensamento daqueles alemães que se julgavam seres superiores e quase dominaram o mundo.

Como enfrentar estes pensamentos que tentam nos dominar e subjugar?  A Logosofia, ciência criada pelo pensador Carlos B.G. Pecotche, diz que é de extrema importância “o ser chegar a ser dono de si mesmo, contar com forças mentais suficientes para rechaçar tudo quanto pretenda criar obstáculos ao livre movimento da vontade”. A essas  forças  ele chama de Defesas Mentais, que no fundo se refere à instituição na mente de outros pensamentos com força suficiente para combater a ação dos pensamentos intrusos. Por exemplo, se você está sem vontade de fazer algo, crie um pensamento de decisão. Se você sente impulso para comprar algo, crie um pensamento que faça você desistir, ou seja, que reflita sobre se aquele é um artigo que você necessita, se tem condições de pagá-lo, se vai realmente poder usá-lo etc. Que tal criar um pensamento que faça você  refletir que será danoso virar a madrugada em frente ao computador sabendo que terá que levantar cedo na manhã seguinte para trabalhar? Que tal se convencer de que não existe dieta milagrosa de emagrecimento  a não  ser que se feche a boca e que se façam exercícios físicos? Que tal criar pensamentos que façam refletir que a salvação do espírito depende do que cada um faz, e não de atos inexplicáveis, que, no fundo, têm interesses comerciais?  

Desta maneira o ser poderá estabelecer sua liberdade, sua individualidade, deixando de ser joguete nas mãos de qualquer um. Pensar é o grande segredo. Muitas são as pessoas que se recusam a pensar, na maioria das vezes por preguiça. Aceitam pacificamente tudo aquilo que lhes são transmitidos. Há necessidade de se pensar em tudo para se evitar as consequências desastrosas das ações feitas por impulso. A impulsividade é uma grande inimiga do homem, principalmente naquilo que se fala. Após lançadas as palavras, não há jeito de trazê-las de volta. Aí que se aguentem as com sequências. Acho que não custa tentar estas técnicas que irão, sem dúvida, funcionar. Que tal dar uma nova dimensão na vida? Que tal ser livre?