logo paraiba total
logo paraiba total

Gratidão

22 de junho de 2015

Um das virtudes mais importantes para a evolução do homem é a gratidão. Ser grato a tudo que nos fez bem é um sentimento de imponderável valor. A ciência logosófica diz que devemos ser gratos primeiramente a Deus, autor da Criação, e depois aos momentos de alegria e às pessoas que nos fizeram bem. Cita até um exemplo interessante: vocês já imaginaram quantos anos foram gastos, quanto de dinheiro foi despendido, quantas pessoas trabalharam e pesquisaram para criar um simples comprimido que vai nos tirar a dor, ou que vai nos auxiliar em tratamentos e até mesmo em curar nossas doenças? Por que não ser grato a tudo isto?

Uma coisa que me chama muito a atenção é a cena muito comum em vários filmes americanos, quando, ao se reunirem as famílias para as refeições, dão graças, ou seja, agradecem a Deus por aquela comida e por aquele momento.

Por outro lado, o oposto, a ingratidão, nos causa sofrimento, pois, muitas das vezes fazemos um bem para determinada pessoa e recebemos de volta um ato de ingratidão. Quem ainda não passou por isto? Quantas vezes já nos decepcionamos com as pessoas? Também passei por esta situação que, por muito tempo me incomodou. Encontrei também um ensinamento logosófico que acabou com este meu estado. O ensinamento é o seguinte: “O fato de fazer o bem é um dom de Deus. Portanto não se sintas magoado se, por um bem que fizeres, sofreres ingratidão.”  Este ensinamento acabou com  meu sofrimento a respeito. Compreendi que se deve fazer o bem pelo próprio bem, sem  pretender uma compensação depois. O oportunidade de poder fazer um bem para alguém é uma graça de Deus.

Desde a mais tenra idade as crianças devem ser educadas no sentido de desenvolverem este importante e nobre sentimento, que dignifica o caráter. Portanto, é de capital importância não  deixar nunca de manifestar  gratidão por tudo aquilo que nos é dado. É um sentimento que agrada nosso espírito e é fundamental para nossa evolução.