logo paraiba total
logo paraiba total

Hierarquização

18 de novembro de 2015

Várias atividades e inúmeras oportunidades se nos apresentam diariamente em nossas vidas. Os compromissos surgem aos montes e, às vezes, ficamos na dúvida em qual devemos cumprir. A tarefa costuma ser difícil já que as razões e os motivos são de toda ordem. Ficamos influenciados por questões de amizade, importância, interesse e comodidade. Devido a estes fatores, muitas vezes fazemos a escolha errada. 

O importante nessas escolhas é hierarquizarmos nossos objetivos e escolhermos aquilo que é mais importante para nós. Quantas vezes cumprimos compromissos, sacrificando aqueles que seriam importantes por outros que não nos acrescenta nada. Aí perdemos uma grande oportunidade de acrescentarmos algo de valor em nossas vidas. Às vezes deixamos de lado coisas importantes em troca de mero lazer. Não que este tenha importância, pois faz parte, e deve mesmo fazê-lo, do nosso cotidiano. Mas tudo tem seu limite e deve ser conscientemente hierarquizado. 

Faço esta reflexão porque tenho notado que, em algumas atividades salutares para o espírito, em que tenho tido a oportunidade de comparecer, poucas pessoas comparecem. E quando volto para minha casa, vejo os bares lotados. Nada contra, mas há tempo para tudo. Devemos aprender a selecionar as nossas opções e hierarquizá-las, de modo a orientar as nossas escolhas. E, veja bem, o mais importante é empenharmos nas tarefas que sejam mais importantes para nossa evolução. E é bom que se saiba que há tempo para tudo: para trabalhar, para divertir, para amar, para evoluir… Basta saber aproveitá-lo bem.